4 Lições de Cristo na Eucaristia


O Discurso do Pão da Vida (Jo 6, 22-71) é o maior ensinamento sobre a Eucaristia que temos advindo dos próprios lábios de Jesus. Como em todo trecho da Bíblia, o contexto da passagem é crucial.




Logo antes do ensinamento de Jesus sobre a Eucaristia, temos dois dos milagres mais famosos de Cristo registrados nos Evangelhos: a multiplicação dos pães (Jo 6, 1-15) e a caminhada sobre as águas (Jo 6, 16-21). Sem os detalhes desses dois relatos, não é possível compreender plenamente o ensinamento de Cristo sobre a Eucaristia.

Na primeira cena, grandes multidões se reuniram para ver Jesus e ouvi-lo ensinar. Estava entardecendo e Jesus desejou que os discípulos alimentassem a multidão. Filipe observou que seria necessário o salário de duzentos dias para alimentar as multidões, enquanto André trouxe um menino com seus cinco pães e dois peixes diante de Jesus. Assim que Cristo recebeu essa pequena oferta do povo, Ele imediatamente diz: “façam as pessoas se assentarem” (Jo 6, 10). Ele não respondeu a André ou Filipe, e não iniciou uma conversa com o menino ou qualquer outra pessoa; ele apenas direcionou as multidões a se sentarem.

Com o pouco que lhe foi dado, Jesus garantiu que a multidão tivesse mais do que jamais precisaria. Ele agradeceu (rezou) sobre os pães e peixes, multiplicou-os e orientou os discípulos a distribuírem-nos à multidão (Jo 6, 11). Sobraram cestos com pães e peixes (Jo 6, 13).

Lição 1: Deus provê

A primeira lição de Cristo sobre a Eucaristia é que, mesmo que tudo que tenhamos seja uma pequena oferta, como o menino com apenas alguns pães e peixes, Jesus fará com que seja mais do que suficiente graças à sua misericórdia, amor e compaixão. A Eucaristia envolve o sacrifício de Cristo na Cruz, mas também exige algum tipo de sacrifício de nós.

Depois de multiplicar os pães e peixes, as multidões começaram a saudar Jesus como um profeta; estavam convencidos de que ele seria seu rei. Cristo percebeu a atitude da multidão e notou que o louvor deles estava baseado no poder e na força humana, não na sabedoria de Deus. Ele desapareceu, subindo a montanha sozinho para orar (Jo 6, 15). Enquanto estava na montanha, os discípulos entraram em um barco e seguiram para o Mar da Galileia. Enquanto estavam no mar, caiu uma forte tempestade e o barco estava sob risco de afundar.

Lição 2: Confie em Deus

Poucos percebem o fato de que a paisagem do Mar da Galileia é cercada por montanhas em certos locais. Enquanto a tempestade faz com que as ondas invadam o barco dos discípulos, Cristo está na montanha e observa o mar. Ele sabia que estavam em perigo, então foi em direção a eles:

“Eles viram Jesus caminhando sobre o mar.” (Jo 6, 19)

Antes que pudessem falar, Jesus diz para não terem medo. “Não tenham medo” é uma forma comum de Deus cumprimentar as pessoas nas Escrituras, e isso implica que eles estivessem na presença de Deus e maravilhados com o poder que estão testemunhando.

Assim, a segunda lição de Cristo sobre a Eucaristia é que, quando estamos em necessidade, devemos confiar na presença e poder inabaláveis de Deus, que acalmam toda tempestade em nossas vidas, mesmo que Deus pareça estar ausente. A Eucaristia é a fonte de toda graça, o assento da misericórdia do Filho e o lugar onde nos encontramos face a face com aquele cujo amor dissipa todo medo.

Lição 3: Sem Eucaristia não há vida

Depois de voltarem à praia, eles são recebidos por mais multidões que desejam fazer a Jesus a importante pergunta sobre realizar a obra de Deus. Jesus responde fazendo referência ao pão (o maná no deserto) e afirma que ele é o Pão da Vida; que o verdadeiro cumprimento da obra de Deus é receber sua Carne e seu Sangue (Jo 6, 31.35). Receber o Pão da Vida traz vida eterna e nos une àquele que não tem começo nem fim.

“Este é o pão que desce do céu, para que todo que dele comer não pereça” (Jo 6, 50).A terceira lição de Cristo sobre a Eucaristia é que, se quisermos seguir a Cristo, não receber a Eucaristia não é uma opção, e nossa recepção daquele que veio do céu nos coloca em contato direto com a vida eterna que nos é oferecida.

Lição 4: A Eucaristia será causa de divisão

As pessoas que cercam Jesus durante sua pregação sobre a Eucaristia continuam fazendo várias perguntas porque não conseguem entender como ele pode estar falando literalmente. No entanto, ele se refere a si mesmo como o pão da Vida várias vezes, enquanto afirma claramente que:

“A minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.” (Jo 6, 55)

O círculo interno de discípulos até mesmo se manifesta diante de Jesus e expressa a dificuldade dessa doutrina, mas ele permanece firme. Se Jesus não quisesse que seus seguidores entendessem suas palavras literalmente, essa seria a oportunidade perfeita para esclarecer que ele estava falando figurativamente. No entanto, ele mantém a verdade e, “por causa disso, muitos de seus discípulos voltaram à sua antiga maneira de viver e não mais o acompanharam” (Jo 6, 66).

A quarta e última lição da Eucaristia é que Jesus afirmou claramente que recebemos sua Carne e seu Sangue vivos, e desde o início isso tem sido motivo de divisão entre seus seguidores. A Eucaristia pode ser uma doutrina e uma realidade difíceis de entender, mas sua base nas palavras de Cristo é inquestionável. A proximidade de Deus com seu povo tem sido questionada desde o começo, mas Sua verdadeira presença perdura na Missa e em nossos sacrários, esperando que não fujamos, mas que corramos em direção a Ele na Eucaristia.

_____________

Autor: Thomas Griffin

Leciona apologética no Departamento de Religião de uma escola católica de ensino médio e vive em Long Island com sua esposa. Ele possui um mestrado em teologia do Seminário e Faculdade de São José, além de um bacharelado em teologia e filosofia do Molloy College. Thomas já escreveu para vários blogs católicos online.

Fonte: Ascension The Faith Formation Leader Traduzido Letícia Duarte – Membro da Rede de Missão Campus Fidei, servindo no Núcleo de Tradução

Comentários