Como passar uma hora em adoração

Reservar um tempo para estar com Jesus na Eucaristia é uma receita para encontrar a paz que sua alma precisa.


A adoração é uma das maneiras mais bonitas de passar tempo em oração. Refere-se ao tempo passado com Jesus na Eucaristia. Normalmente o Santíssimo Sacramento é exposto, com a Hóstia branca visível dentro de uma vitrine dourada ou prateada chamada ostensório. Mesmo quando o Santíssimo Sacramento não está exposto, você pode orar diante da presença de Jesus no sacrário.

Muitas vezes, os fiéis passam uma hora em adoração. Isto é para fins práticos: as igrejas que têm adoração 24 horas por dia organizam horários para que o Santíssimo Sacramento nunca seja deixado sozinho, e geralmente o fazem em incrementos de uma hora.

Mas também é espiritual: Cristo no Getsêmani perguntou: “Então, você não poderia vigiar comigo por uma hora?”

Para iniciantes na Adoração , estas dicas podem ser úteis:

Primeiro, lembre-se de que o Senhor está passando esta hora com você. Deixe Ele olhar para você. Comece com adoração. Como adoramos? De joelhos, regozijando-nos em nossos corações, é um caminho, mas o método interior deve refletir como amamos os outros.

Como um noivo olhando para sua noiva caminhando pelo corredor, como uma mãe olhando para seu recém-nascido, como um filho ou filha voltando para casa depois de uma longa jornada, estas são as maneiras pelas quais devemos nos aproximar de nosso Senhor. Quem já se apaixonou conhece a sensação de olhar nos olhos do outro e querer apenas bebê-los. Da mesma forma, devemos buscar esse nível de intimidade, silêncio do eu e alegria quando vamos à adoração. Se não sentimos isso, saiba que o Senhor sente. Ele está muito mais satisfeito em estar em nossa presença do que nós jamais poderíamos estar em estar na Sua.

Por que devemos ir à adoração? 
Aprender a sentar-se aos pés de Jesus, a escolher a melhor porção e a ajudar a sintonizar os nossos ouvidos com as palavras de Deus e os nossos olhos com o olhar de Deus para que possamos fazer o que oramos no Pai Nosso: “seja feita a tua vontade em terra como é no céu.” Sentar-se diante da Eucaristia é receber uma audiência com o Rei dos Céus. Por que nos manteríamos afastados?

Não sabe o que fazer? Não sabe o que dizer? 
Todos os relacionamentos começam com a disposição de participar, de passar tempo. Vá e se é a primeira vez que você senta, deixe-se sentar e contemplar, isto é Cristo. É assim que o amor se parece.

Somos chamados – sejam casados, religiosos consagrados ou solteiros – a ser como Cristo. Cristo deixa-se quebrar, derramar-se até à última gota. Como criaturas caídas, sempre tendemos a manter parte de nós mesmos em reserva. Sentar-nos diante da Eucaristia nos ajudará a compreender que o amor é sempre serviço, o amor é sempre um dom de si mesmo.

Ore as Escrituras. Leia-os, mergulhe neles, reflita sobre eles. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a ver, ler, ouvir e compreender. Leia-os novamente. Quando cozinham, digo aos meus filhos que leiam a receita três vezes antes de começar, para que ela penetre, para que possam começar o trabalho com algum pré-conhecimento do que será necessário. Três vezes nas Escrituras é um meio igualmente bom de se forçar a não folhear, mas sim a entrar nas palavras que estão sendo ditas.

Reze o Rosário. Ninguém conhece melhor o seu filho do que a Mãe Santíssima, e ela pode ensinar-te como olhar para o seu Filho na Cruz, como sentar-se aos pés do Seu filho no Monte e como ajoelhar-se ao lado Dele em adoração. Ore com Ela e ela o ajudará a “fazer tudo o que Ele lhe disser”.

Cante em seu coração. Muitos de nós não temos belas vozes para cantar, exceto em nossas cabeças. Esta é a sua chance de cantar sua música favorita da igreja (independentemente da época), na sua cabeça, todos os versos, para Nosso Senhor. Você terá todo o acompanhamento que seu coração imaginar e poderá louvar a Deus como faria se aquela voz cantante existisse na vida real. Como um bônus adicional, você descobrirá que, ao retornar da adoração, é mais fácil cantar nos bancos, independentemente da música.

“Você não poderia passar uma hora?” Cristo pergunta, e nós, como os apóstolos, devemos de alguma forma despertar e responder.

Não sente que tem tempo para passar uma hora? Sim, estamos todos muito ocupados, mas ofereça a Deus 12 minutos todos os dias antes de começar o seu trajeto, ou o mesmo tempo no final do seu trabalho, e em uma semana você terá passado 60 minutos fora da missa, contemplando Nosso Senhor. Você também descobrirá que vir e ficar se torna mais fácil à medida que você entra cada vez mais fundo no mistério de estar na presença de Cristo.

Vir. Vamos adorá-Lo.

Fonte : Aleteia

Comentários