Mães cansadas: seis versículos para meditar e encontrar descanso

Os profetas e evangelistas, sem dúvida, não integraram, no seu tempo, a noção de exaustão materna e, no entanto, os seus escritos estão repletos de belas intuições para mães cansadas. Sem dúvida porque transmitem a mensagem de Cristo, fonte de toda a paz.



“Não há maior amor do que dar a vida por aqueles que você ama” ( Jo 15,13 ). Uma palavra de Cristo que muitas mães talvez sintam aplicar, não ao pé da letra, mas não muito longe! Noites quebradas quando os filhos são pequenos, multidão de serviços prestados quando crescem... Um sentimento de sacrifício que se esgota quando está desligado do amor, sem sentido ou mal equilibrado. Quando o cansaço é muito grande, aprofundar-se na Bíblia pode ser fonte de paz e consolo. Aqui estão seis versículos que convidam ao descanso.

PEÇA AO SENHOR UM SINAL

“Rápido, responde-me, Senhor: estou sem fôlego!” Não escondas de mim a tua face: serei um daqueles que cairão na cova. Deixe-me ouvir o seu amor pela manhã, pois conto com você. Mostra-me o caminho que devo seguir: em direção a ti elevo a minha alma! » ( Sal 142, 7-8 )

Nem sempre é fácil lembrar de voltar-se para o Senhor quando você está no limite. Digamos que esta não seja a primeira ideia que vem à mente. Pelo contrário, o salmista convida-nos a dirigir-nos ao Senhor e a pedir-lhe que se manifeste, que envie um sinal do seu amor. Se permanecermos atentos, sem dúvida conseguiremos acolher as graças que o Senhor nos envia.

TENHA CERTEZA DO AMOR DO SENHOR

“Nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados celestes, nem o presente, nem o futuro, nem os poderes, nem as alturas, nem as profundezas, nem qualquer outra criatura, nada poderá nos separar do amor de Deus que é em Cristo Jesus nosso Senhor. » ( Romanos 8:38 )

Em momentos difíceis, às vezes duvidamos da presença e até do amor do Senhor por nós. Ou dizemos a nós mesmos que não merecemos esse amor e nos sentimos culpados. Mas São Paulo é categórico: nada pode separar-nos do amor de Deus, exceto nós mesmos, se o recusarmos. Nas palavras que Cristo dirigiu a Santa Faustina, esta freira polaca apelidada de “a apóstola da divina Misericórdia ”, proclama a sua infinita misericórdia para com o mundo inteiro: “O meu coração é a própria misericórdia. Deste oceano de misericórdia as graças se espalharam pelo mundo. Nenhuma alma que se aproximou de mim me deixou sem consolo. » ( Pequeno Diário )

ENTREGUE SEU FARGO AO SENHOR

“Venham a mim, todos vocês que trabalham sob o peso do seu fardo, e eu lhes darei descanso. » ( Mt 11:28 )

Uma coisa é deixar-nos consolar pelo Senhor, outra é descarregar sobre Ele todo o peso das nossas dores, das nossas dificuldades, das nossas fraquezas. Deus só pede uma coisa: que deixemos Ele agir em nossas vidas. Um convite de Cristo que encontramos nos salmos: “Lança o teu fardo sobre o Senhor: ele cuidará de ti. Ele nunca permitirá que o justo caia” ( Sl 54 ). Contudo, isto exige um ato de abandono e de confiança em Deus que não é necessariamente desnecessário dizer: fizemos tudo o que era humanamente possível, agora cabe ao Senhor agir segundo a sua vontade.

CONFIE NO SENHOR

“Quando os homens amam a Deus, ele mesmo faz com que tudo contribua para o seu bem, pois são chamados segundo o desígnio do seu amor”. ( Romanos 8:28 )

É difícil acreditar que tudo funciona junto para o bem quando tudo está dando errado. Como podemos imaginar que doenças, provações, dificuldades darão origem a um bem maior? E o que temos a ver com esse bem maior quando simplesmente pedimos pequenos bens? Aí só podemos notar a nossa ignorância em relação ao plano de Deus. Uma ilustração bastante marcante é o pedido de Santa Zélia Martin a Lourdes : “Este ano irei novamente encontrar a Santíssima Virgem de manhã cedo”, escreveu ela a Paulina um ano e meio antes de sua morte, “quero seja o primeiro a chegar; Darei-lhe a minha vela como sempre, mas não lhe pedirei meninas; Rezarei apenas para que aqueles que ele me deu sejam todos santos e que eu os siga de perto”.

“Para nós que conhecemos o final da história, como é impressionante ver até que ponto o bom Senhor ouviu a sua oração... Não respondeu literalmente? », pergunta Bénédicte Delelis na sua última obra Carta a quem espera consolação (Mame). “Sim, surpreendentemente, a Santíssima Virgem não atendeu ao pedido de Zélie curando-a. Mas o bom Senhor, parecendo não lhe dar o que ela pedia, mas tão legitimamente, preparou-lhe a realização do seu desejo mais querido, haurindo do seu sacrifício a santidade – plenitude de amor – para ela e para todos os que ela amava. »

VISANDO A SANTIDADE PARA SEUS FILHOS (ISSO JÁ NÃO É RUIM)

“Nada me dá maior alegria do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade. » ( 3 Jo 4 )

Às vezes, detalhes que não estão aos nossos olhos assumem um lugar preponderante. São João convida-nos a alegrar-nos quando se procura o essencial, isto é, “caminhar na verdade”. De repente, as questões sobre a direção e o futuro de seus filhos tomam um rumo completamente diferente. O principal não é que eles caminhem no caminho da santidade, em vez de ingressarem em uma determinada escola ou adquirirem uma determinada profissão?

PERDOAR

“Suportem uns aos outros e perdoem uns aos outros se vocês tiverem alguma falha um com o outro. O Senhor te perdoou: faça o mesmo. » ( Col 3, 13 )

O conflito é exaustivo, a paz é repousante. Então, por que não buscar a paz com as pessoas ao nosso redor? Os nossos filhos, o nosso cônjuge, os nossos entes queridos… A reconciliação envolve perdoar o dano causado, o dano infligido. Mas São Paulo exorta-nos a dar o primeiro passo, como Cristo que primeiro nos perdoou. “O mundo precisa de perdão. Demasiadas pessoas vivem presas ao ressentimento e ao ódio, incapazes de perdoar, envenenando as suas vidas e as dos outros, em vez de procurarem a alegria da serenidade e da paz”, exortou o Papa Francisco em 2016, durante uma visita a Assis.

Fonte : Aleteia

Comentários