Cartas do Padre Pio 3

 Leia com exclusividade as cartas do Padre Pio

Cartas de Padre Pio 12 a 18 de Fevereiro



A nossa missão de evangelizar é compartilhar a fé e o amor de Deus com as pessoas. Evangelizar significa anunciar a boa notícia de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores e oferecer a vida eterna. Evangelizar não é apenas falar, mas também demonstrar com as atitudes e as obras o que significa seguir a Cristo. Evangelizar é um chamado de Deus para todos os seus filhos e filhas, que devem estar preparados para dar razão da sua esperança a quem lhes pedir (1 Pedro 3:15).


Aproveito e peço a sua ajuda seja anunciando conosco sua marca ou Se você gosta do blog e quer que ele continue, por favor, faça uma doação financeira para o meu blog. Qualquer valor é bem-vindo e será usado exclusivamente para custear as despesas do blog . Você pode doar pelo via Pix, usando os dados que estão na descrição deste post.


Agradeço de coração a sua generosidade e peço que Deus abençoe a sua vida e a sua família. E lembre-se: você também pode ajudar o meu blog adquirindo os E-book, divulgando os meus posts nas suas redes sociais e comentando as suas opiniões e sugestões. O seu feedback é muito importante para mim.

Que Deus o abençoe.

Um grande abraço !

PIX : andreltrs@gmail.com




12 de fevereiro


Deveríamos nos contentar em caminhar na superfície da terra porque estar no mar nos deixa tontos e nos faz vomitar. Permaneçamos aos pés do nosso divino Mestre com Madalena. Pratique as pequenas virtudes de acordo com a nossa pequenez: a paciência, a tolerância para com o próximo, a humildade, a doçura, a bondade, o sofrimento diante das nossas imperfeições e muitas outras virtudes.

Recomendo a santa simplicidade como uma virtude que muito aprecio. Preste atenção ao que está à sua frente sem quebrar a cabeça pensando nos perigos que você vê ao longe. Eles podem parecer unidades militares poderosas e nada mais são do que salgueiros com muitos galhos. Não preste atenção a eles, caso contrário você poderá tomar medidas erradas. Mantenha sempre a intenção firme e geral de servir a Deus de todo o coração e em todos os momentos da sua vida. Não se preocupe com o amanhã, pense apenas em fazer o bem hoje, e quando o amanhã chegar, ele se chamará ‘hoje’ e você então pensará nisso.

Para praticar a santa simplicidade é necessário também ter grande confiança na providência divina. É necessário, filha querida, imitar o povo de Deus que, quando estava no deserto, não foi autorizado a recolher o maná em quantidades maiores do que as necessárias para o dia. Devemos também ter a provisão do maná para apenas um dia, e não devemos duvidar, querida filha, que Deus proverá para o dia seguinte e para todos os dias da nossa peregrinação.

(3 de março de 1917,para Ermínia Gargani)

13 de fevereiro


Tenham a intenção, queridos filhinhos, de serem sempre generosamente coerentes com a sua vocação, tornando-se dignos de Jesus, como ele, nas perfeições amorosas já indicadas nas sagradas escrituras e no santo evangelho, e já aprendidas por vocês. Mas, filhinhos meus, para que a imitação aconteça é necessária a meditação diária e a reflexão sobre a própria vida. Da meditação e da reflexão nasce o valor das suas ações e dela nasce o desejo e o poder da imitação.

Sim, queridos filhos, façam como Jesus no que diz respeito à obediência imediata e sem discussão. Imitem Jesus no que diz respeito à paciência, porque com paciência vocês possuirão suas almas. Imite Jesus com humildade, tanto interna como externamente, mas mais internamente do que externamente, mais sentido do que mostrado, mais profundo do que visível.

(7 de janeiro de 1919,aos seminaristas)

14 de fevereiro


Imite Jesus na caridade porque ele reconhece como seu único quem guarda com ciúme esta preciosa flor de margarida. E lembre-se sempre que, quando estivermos diante da sua presença divina, todo o seu julgamento será baseado na caridade. Faça sua a frase do grande Bispo de Hipona: “Meu peso é meu amor”. Sim, pese todas as suas ações na balança do amor e estará tricotando uma coroa de méritos para o céu.

O tédio que você pode sentir ao praticar esta virtude e oração não deve assustá-lo e nem deve fazê-lo desistir da prática de uma ou de outra. Continue trabalhando nisso e isso não deve parecer uma perda de tempo, porque esse tempo é gasto e vivido na prática da obediência.

As tentações não devem assustar-vos: são a prova a que Deus deseja que seja submetida a alma quando vê que tem as forças necessárias para sustentar um combate que lhe permitirá obter a glória com as próprias mãos.

A graça divina lhe servirá de proteção e apoio em tudo.

(7 de janeiro de 1919,aos seminaristas)

15 de fevereiro


Jesus me diz que, no amor, é ele quem me faz feliz. Na dor, por outro lado, sou eu quem o faz feliz. Portanto, desejar boa saúde significaria procurar a felicidade para mim e não procurar o alívio para Jesus. Sim, eu amo a cruz, só a cruz. Adoro isso porque vejo isso sempre nos ombros de Jesus. Além disso, Jesus vê muito bem que toda a minha vida e todo o meu coração estão totalmente dedicados a ele e ao seu sofrimento.

Oh, querido pai, perdoe-me por usar esta linguagem. Só Jesus pode compreender quão grande é a minha dor quando diante de mim está a dolorosa cena do Calvário. É igualmente incompreensível o alívio que é dado a Jesus, não só ao partilhar a sua dor, mas quando encontra uma alma que, por amor a ele, não lhe pede consolação, mas antes lhe pede para fazer parte do mesmo. Sofrimento.

Quando Jesus quer me fazer saber que me ama, deixa-me provar a sua dolorosa paixão, as feridas, os espinhos, a angústia... Quando quer me fazer feliz, enche meu coração daquele espírito que é todo fogo, ele fala comigo sobre suas delícias. Mas, quando é ele quem deseja ser amado, ele me fala da dor, me convida, com voz suplicante e ao mesmo tempo de comando, a oferecer meu corpo para aliviar sua dor.

Quem resistiria a ele? Percebo o quanto o fiz sofrer com a minha miséria, que o fiz chorar muito com a minha falta de gratidão. Percebo que o ofendi enormemente. Eu não quero nenhum outro, mas apenas Jesus. Não desejo nada (que é o próprio desejo de Jesus) senão o seu sofrimento.

(1º de fevereiro de 1913,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

16 de fevereiro


Sorria, porque o seu sofrimento é segundo Deus. Se a natureza reclama e pede seus direitos, é pela condição do homem que nela vive. Se, secreta ou silenciosamente, experimenta a dor dos sofrimentos e deseja naturalmente fugir deles, é porque o homem foi criado para a felicidade e as cruzes foram consequência do pecado. Enquanto vivermos neste mundo, sempre sentiremos a rejeição natural da dor. Esta é uma corrente que estará conosco onde quer que formos.

Tenha certeza de que, se com o espírito no mais alto nível desejamos a cruz e no final a abraçamos e nos submetemos a ela por causa do nosso amor a Deus, não por isso estamos livres de sentimentos em nosso interior a queixa da natureza que não quer sofrer. Nesse sentido, quem amou mais a cruz do que o divino Mestre? Porém, mesmo o seu santíssimo humano, em sua agonia aceita voluntariamente, pediu que o cálice fosse afastado dele, se isso fosse possível.

(13 de maio de 1915,para Raffaelina Cerase)

17 de fevereiro


A nossa conversa continua, ou sempre no céu ou, pelo menos, ao lado de Jesus. Continue então gritando com o apóstolo: “Guardo, no meu espírito e no meu corpo, a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” porque, neste momento, este é o alívio mais coerente com quem convive o seu espírito. Ou: “Estou espiritualmente pregado com Cristo na cruz”, até chegar o momento em que terás que gritar: “Nas tuas mãos entrego o meu espírito”.

Sei, infelizmente, que você gostaria de chegar ao momento em que pudesse dizer a última frase, mas, querida filhinha, você poderia dizer: “Tudo foi feito?”. Você pode pensar assim, mas eu não concordo. Sua missão ainda não foi cumprida e mais do que ser absorvido por Deus você deveria ter sede da salvação dos outros e por isso deveria dizer “tenho sede”.

É verdade que também é possível realizar o trabalho de mediação lá em cima no céu, mas, de acordo com a forma humana como nos entendemos, parece que os santos se preocupam mais com as misérias dos outros quando ainda estão neste terra.

(26 de abril de 1919,para Margherita Tresca)

18 de fevereiro


Querida filhinha, não tema nada relacionado ao seu espírito. Tudo é obra do Senhor e, por isso, o que você temeria? Conseqüentemente, deixe-o fazer isso, mesmo quando você sentir que deveria agir. Em outras palavras, aceite com resignação a vontade de Deus, mesmo quando ele não permitiria que você tivesse uma doce resignação. Querida filhinha,

você sofre e tem motivos para reclamar. Reclame então e faça isso em voz alta, mas não tenha medo. A vítima do amor que busca a vontade de Deus deve gritar, expressando que não aguenta mais, que é impossível superar as exigências do ente querido, que a ama e a abandona, e a abandona embora a ame.

Peça a Deus que lhe conceda o que venho pedindo há muito tempo com persistência. Peça-lhe que me faça compreender com luz íntima e com clareza o que a autoridade me diz. E, como recompensa, você receberá a mesma graça. Do seu sofrimento subtraia o meu que é muito pior que o seu e aprenda a me ajudar. Você me diz que basta alguém me garantir que vai orar por mim, então por que isso não é suficiente para quando isso acontecer com você?

(26 de abril de 1919,

Para Margherita Tresca)


Comentários