Cartas do Padre Pio 4

  Leia com exclusividade as cartas do Padre Pio

Cartas de Padre Pio 19 a 25 de Fevereiro



A nossa missão de evangelizar é compartilhar a fé e o amor de Deus com as pessoas. Evangelizar significa anunciar a boa notícia de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores e oferecer a vida eterna. Evangelizar não é apenas falar, mas também demonstrar com as atitudes e as obras o que significa seguir a Cristo. Evangelizar é um chamado de Deus para todos os seus filhos e filhas, que devem estar preparados para dar razão da sua esperança a quem lhes pedir (1 Pedro 3:15).


Aproveito e peço a sua ajuda seja anunciando conosco sua marca ou Se você gosta do blog e quer que ele continue, por favor, faça uma doação financeira para o meu blog. Qualquer valor é bem-vindo e será usado exclusivamente para custear as despesas do blog . Você pode doar pelo via Pix, usando os dados que estão na descrição deste post.


Agradeço de coração a sua generosidade e peço que Deus abençoe a sua vida e a sua família. E lembre-se: você também pode ajudar o meu blog adquirindo os E-book, divulgando os meus posts nas suas redes sociais e comentando as suas opiniões e sugestões. O seu feedback é muito importante para mim.

Que Deus o abençoe.

Um grande abraço !

PIX : andreltrs@gmail.com



19 de fevereiro


Fortaleça-se com o sacramento eucarístico. Em meio a tantas angústias, sua alma não deve deixar de cantar frequentemente a Deus o hino de adoração e louvor. Viva sempre longe da corrupção da Jerusalém carnal, das reuniões profanas, dos espetáculos corruptos e das pessoas corruptas, longe de todas as sociedades dos impuros.

Prepara os lábios, como fez o divino Redentor, e continua a beber dele nas águas negras do vale do Cedron, aceitando o sofrimento e a penitência com piedosa resignação. Atravesse com Jesus este rio, com sofrimento com persistência e coragem a rejeição do mundo por causa do seu amor a Jesus. Viva em oração e tenha sua vida escondida em Jesus e esteja com Jesus no Jardim do Getsêmani, ou seja, no silêncio da meditação e da oração. Não temas nem as trevas, nem a noite da humilhação e da solidão, nem o aumento das mortificações. Continue sempre, Raffaelina. A amargura do rio da mortificação não deveria detê-lo. A perseguição por parte dos mundanos e de todos os que não vivem do espírito de Jesus Cristo não deve afastá-los do caminho que os santos trilharam. Corra sempre pela beira do monte da santidade e não se desespere ao caminhar pelo caminho perigoso. Continue caminhando ao lado de Jesus e sim, seguindo-o você estará a salvo de tudo. Também é verdade que você triunfará, como sempre, em tudo.

(4 de agosto de 1915,para Raffaelina Cerase)

20 de fevereiro


Jesus, o homem dos sofrimentos, gostaria que todos os cristãos o imitassem. E Jesus ofereceu esse cálice também para mim e eu o aceitei. Essa é a razão pela qual ele não me abandona. Meu pobre sofrimento não serve para nada, mas Jesus fica satisfeito com isso porque eu o amo intensamente aqui na terra. Por isso, em certos dias especiais, em que sofreu mais intensamente nesta terra, ele me faz sentir esse sofrimento com ainda mais intensidade.

Não bastaria isso para eu me sentir humilhado e procurar viver escondido dos olhos dos homens porque me tornei digno de sofrer com Jesus e como Jesus?

Oh, querido pai, sinto que minha falta de gratidão à majestade de Deus é grande demais.

(1º de fevereiro de 1913,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

21 de fevereiro


Medite em Jesus decreto(aceitação da vontade de Deus) no jardim. Quão sobrecarregado ele poderia ter ficado suando lágrimas de sangue! Pronuncie isso decreto como ele, tanto em tempos bons e prósperos como em tempos de adversidade. E não fique ansioso nem quebre a cabeça pensando na cruz. Porém, isso não significa que a alma não tenha sido submetida à vontade de Deus, quando a vemos colocar em prática tal vontade de Deus, mesmo sentindo a força poderosa contra a qual deve lutar.

Você gostaria de ter provas concretas de como o testamento pronuncia suadecreto? A virtude é conhecida pelo seu oposto. Entregue por Deus em forma de prova, seja ela difícil ou simples, diga-me: “você se sente movido a se rebelar contra Deus? Ou melhor, vamos pensar como exemplo o mais impossível: você tenta se rebelar. Ou diga-me: ‘você não tem muito medo de pensar em palavras tão blasfemas? Deixe-me dizer-lhe que, entre o sim e o não, existe, e não pode acontecer, nada intermediário.

Se a sua vontade foge da rebelião, tenha certeza de que ela está sujeita, tácita ou expressamente, à vontade de Deus e, consequentemente, a sua vontade também manifesta, de certa forma, a sua vontade.decreto.

(30 de janeiro,para Raffaelina Cerase)

22 de fevereiro


São Paulo adverte-nos que “aqueles que são bons cristãos crucificaram a sua carne com vícios e luxúria”. Deste santo Apóstolo pode-se concluir que quem deseja ser um verdadeiro cristão, ou seja, viver com o espírito de Jesus Cristo, deve mortificar a sua carne, não por outro fim, mas como devoção a Jesus, que pelo amor ao nós queríamos mortificar todos os seus membros na cruz. Essa mortificação deve ser estável, robusta e constante e deve ser sustentada por toda a vida. Além disso, o cristão perfeito não deveria contentar-se com uma mortificação dura apenas na aparência, mas esta também deveria ser dolorosa.

É assim que deve ser conduzida a mortificação da carne, porque o Apóstolo, por isso a chamou de crucificação. Mas alguém poderia nos contradizer: por que tanta dureza contra a carne? Tolo, se você refletisse cuidadosamente sobre o que diz, entenderia que toda dor que sua alma sofre vem de não ter conhecido ou de ter querido mortificar a carne da maneira que deveria ser feita. Se quisermos ser curados em profundidade, na raiz, é necessário controlar, crucificar a carne, porque ela é a causa de todo mal-estar.

O Apóstolo acrescenta também que à crucificação da carne deve ser unida a crucificação dos vícios e da luxúria. Deve-se saber que todos os vícios são hábitos pecaminosos. Luxúria são nossos sentimentos de paixão. É necessário mortificar e crucificar constantemente ambos, para que não façam a carne pecar. Aquele que apenas mortifica a carne é como o tolo que constrói sem fundamento.

(23 de outubro de 1914 para Raffaelina Cerase)

23 de fevereiro


A vaidade é um inimigo que espreita todas as almas que se consagraram ao Senhor e que se entregaram à vida espiritual. Portanto, poderia ser chamada, com muita razão, de mancha da alma que tenta ser perfeita. Foi chamado de maneira precisa pelos santos de caruncho da santidade.

Nosso Senhor, com a intenção de nos mostrar o quanto a vaidade poderia ser contrária à perfeição, nos repreende da mesma forma que repreendeu os apóstolos quando os viu cheios de autocomplacência e vaidade, quando os demônios obedeciam às ordens que eles lhes davam. : “No entanto, você não deve ficar feliz porque os demônios te obedecem”.

E para erradicar completamente das suas mentes os tristes efeitos deste vício maligno, que tende a insinuar-se no coração das pessoas, Jesus assustou os apóstolos mostrando-lhes o exemplo de Lúcifer, caído das alturas do céu devido aos vãos complacência em que caiu após receber o grande louvor de Deus: “Pude ver Satanás caindo do céu como um raio”.

Este vício deve ser ainda mais temido porque não há virtude contrária a ele para combatê-lo. Na verdade, todo vício tem seu remédio e uma virtude que lhe é contrária. A raiva é combatida pela gentileza, a inveja pela caridade, a arrogância pela humildade, etc. Só a vaidade não tem uma virtude contrária a ela. A vaidade se insinua nos atos mais sagrados. E, mesmo dentro da humildade, se não estivermos atentos, ela planta suas raízes com a arrogância.

(2 de agosto de 1913, ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

24 de fevereiro


São Crisóstomo, falando da vaidade, diz: “Quanto mais você trabalha, buscando destruir a vaidade, mais você a estimula”. E qual é a razão para isso? Deixemos que o próprio santo médico nos diga: “Porque todo mal vem do mal, só a vaidade vem do bem, portanto, quando você a combate com o bem, ela não morre, ela fica maior”.

O diabo, querido pai, sabe muito bem que uma pessoa lasciva, um ladrão, um avarento, um pecador tem mais motivos para se sentir envergonhado e envergonhado do que para se sentir vaidoso, orgulhoso de si mesmo. Portanto, o diabo tem muito cuidado para não tentá-los desse lado, salvando-os dessa luta. Mas ele não reserva essa luta às pessoas boas, especialmente àquelas que se dedicam à perfeição. Todos os outros vícios se ligam àqueles que foram conquistados e controlados por tais vícios, mas a vaidade levanta a cabeça precisamente naquelas pessoas que tentam combatê-la e conquistá-la. A vaidade sente-se corajosa ao atacar seus inimigos, utilizando as mesmas vitórias que obteve contra ela. Este é um inimigo que nunca para. É um inimigo que entra em combate em todas as nossas obras e que, se não estivermos vigilantes, nos torna suas vítimas.

Com efeito, para fugir dos elogios dos outros, preferimos os jejuns ocultos e secretos aos visíveis, o silêncio aos discursos eloquentes, o ser odiado em vez de ser considerado pelos outros, os insultos às honras. Oh, meu Senhor, mesmo nisso a vaidade quer, como se costuma dizer, meter o nariz, insinuando-nos com vãs complacências.

(2 de agosto de 1913, ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

25 de fevereiro


São Jerônimo tinha muita razão quando comparou vaidade com sombra. Na verdade, a sombra segue o corpo por toda parte e até mede cada passo. O corpo foge, a sombra foge também, o corpo desacelera, a sombra faz o mesmo, o corpo senta e então a sombra também assume a mesma posição.

O mesmo acontece com a vaidade, ela segue a virtude por toda parte. Em vão o corpo tentaria fugir da sombra. Está sempre aí e em todo lugar; segue o corpo e caminha ao seu lado. O mesmo acontece com quem se dedicou à virtude, à perfeição. Quanto mais alguém foge da vaidade, mais é elogiado por ela. Todos deveríamos temer, querido pai, este nosso grande inimigo. Deveria ser ainda mais temido por essas almas escolhidas porque este inimigo é de certa forma algo indestrutível.

Estejam sempre alertas, este poderoso inimigo não deve entrar na mente e no coração porque, se entrar, deflorará todas as virtudes, corrói a santidade, estraga tudo o que é belo e gentil.

Procure pedir continuamente a Deus a graça de se encontrar protegido deste vício rançoso porque “Todo dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes”. Abri vossos corações à confiança em Deus. Lembrem-se sempre de que tudo o que há de bom em seu coração é apenas uma dádiva da mais elevada bondade do Marido celestial.

(2 de agosto de 1913, ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

Comentários