Cartas do Padre Pio 5

  Leia com exclusividade as cartas do Padre Pio

Cartas de Padre Pio de 26 de Fevereiro a 3 de Março



A nossa missão de evangelizar é compartilhar a fé e o amor de Deus com as pessoas. Evangelizar significa anunciar a boa notícia de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores e oferecer a vida eterna. Evangelizar não é apenas falar, mas também demonstrar com as atitudes e as obras o que significa seguir a Cristo. Evangelizar é um chamado de Deus para todos os seus filhos e filhas, que devem estar preparados para dar razão da sua esperança a quem lhes pedir (1 Pedro 3:15).


Aproveito e peço a sua ajuda seja anunciando conosco sua marca ou Se você gosta do blog e quer que ele continue, por favor, faça uma doação financeira para o meu blog. Qualquer valor é bem-vindo e será usado exclusivamente para custear as despesas do blog . Você pode doar pelo via Pix, usando os dados que estão na descrição deste post.


Agradeço de coração a sua generosidade e peço que Deus abençoe a sua vida e a sua família. E lembre-se: você também pode ajudar o meu blog adquirindo os E-book, divulgando os meus posts nas suas redes sociais e comentando as suas opiniões e sugestões. O seu feedback é muito importante para mim.

Que Deus o abençoe.

Um grande abraço !

PIX : andreltrs@gmail.com




26 de fevereiro


Mantenham no fundo da sua mente, gravem fortemente em seus corações e convençam-se de que ninguém é bom “a não ser Deus”, e que nada possuímos senão o próprio nada. Continue meditando continuamente sobre o que São Paulo escreve aos fiéis de Corinto: “O que vocês têm que não receberam” e, “se vocês receberam, por que se glorificam como se não o tivessem recebido?”. “Não somos capazes - acrescenta - de pensar nada por nós mesmos, como se fosse coisa nossa, as nossas capacidades vêm de Deus”.

Quando se sentir tentado à vaidade, repita com São Bernardo: “Nem por sua causa comecei isso, nem por sua causa deixarei de fazer”. Não comecei minha jornada pelo caminho do Senhor? Portanto, desejo continuar neles, nesse caminho continuarei caminhando. Se o inimigo te ataca por causa da santidade da tua vida, deixa que os outros gritem na tua cara e respondam: A minha santidade não é fruto do meu espírito mas é fruto de Deus que me santifica, é um dom de Deus, é é um talento que meu Marido me emprestou para eu negociar com Ele para depois lhe dar contas rigorosas do lucro obtido.

(2 de agosto de 1913,Ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

27 de fevereiro

As virtudes são como quem possui um tesouro que, se não o mantiver escondido aos olhos dos invejosos, será roubado. O diabo está sempre vigilante, e ele, o pior de todos os invejosos, procura tirar esse tesouro, que são as virtudes, assim que o encontra, e consegue isso atacando-nos com aquele inimigo muito poderoso que é a vaidade .

Nosso Senhor, sempre zelando pelo nosso bem, para nos manter a salvo deste grande inimigo, nos alerta em diversas passagens do evangelho. Ele não nos diz que, se quisermos rezar, devemos ir para o nosso quarto, devemos fechar a porta e devemos orar um a um a Deus para que a nossa oração não seja ouvida pelos outros? ao jejuarmos, devemos lavar o rosto para não revelarmos aos outros o nosso jejum pela sujeira e pela palidez do nosso rosto?, que, ao dar esmola, a nossa mão direita não sabe o que a esquerda faz?

(2 de agosto de 1913,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

28 de fevereiro


Tenha cuidado para nunca falar com outras pessoas, com exceção do seu diretor e do seu confessor, daquelas coisas com as quais o bom Deus o está favorecendo. Direcione todas as suas ações sempre para a glória de Deus, exatamente como deseja o Apóstolo: “Seja quando você comer, beber ou quando fizer qualquer outra coisa, faça tudo para a glória de Deus”. Continue renovando esta santa intenção de vez em quando. Examine-se ao final de cada ação e, se descobrir alguma imperfeição, não se preocupe com ela, mas tenha vergonha dela e humilhe-se à misericórdia de Deus, peça perdão ao Senhor e peça-lhe que o mantenha a salvo de fazendo isso novamente no futuro.

Renuncie a toda vaidade em suas roupas porque Deus permite a queda das almas em tais vaidades.

Mulheres que buscam vaidade nos vestidos jamais conseguirão vestir-se com a vida de Jesus Cristo. E perdem os ornamentos da alma assim que esse ídolo entra em seus corações. Seu vestido deve ser, como deseja São Paulo, decente e modestamente adornado, mas sem detalhes de pele, sem ouro, sem pérolas e sem objetos preciosos que dêem ideia de riqueza e luxo.

(2 de agosto de 1913,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

29 de fevereiroº


Para os mundanos parece incrível que existam almas que sofrem quando a providência lhes permite viver vidas longas. Contudo, tal é a história dos santos, que é e será o ensinamento da humanidade.

Do horrível sofrimento das almas justas ao se verem longe do seu centro podemos ter uma vaga ideia, querida Raffaelina, de como sofrem essas almas, mesmo quando têm que satisfazer as suas necessidades mais vitais, como comer, beber e dormir. . A misericórdia de Deus vem ajudá-los, principalmente em determinados momentos e em determinados dias, com algum tipo de milagre, não permitindo que reflitam adequadamente quando realizam atos tão necessários da vida. As pobres almas experimentam tanta tortura ao realizar ações que não podem evitar. Estou certo de que, embora não conseguisse encontrar a comparação adequada, eles viveram algo semelhante ao que viveram os mártires quando foram queimados vivos, entregando assim a sua vida a Jesus como testemunho da sua fé.

Alguém poderia facilmente dizer que esta comparação é um exagero lindo e vazio, mas eu, querida Raffaelina, sei o que digo a mim mesma. No dia do juízo final, certamente veremos aquelas almas que, sem terem oferecido o seu sangue pela sua fé, serão coroadas, tal como os mártires, com a palma do martírio.

(23 de fevereiro de 1915,para Raffaelina Cerase)

1 de Março


Cada ofensa, mesmo a menor, que cometo, é para a alma como uma espada que trespassa o seu coração. Em certos momentos sinto vontade de gritar como fez o Apóstolo, “coitado de mim!”, não com a mesma perfeição: “Já não sou eu quem vive”, porque sinto como se houvesse outra pessoa morando em mim.

Outro efeito desta graça é que a minha vida se torna uma tortura cruel, e só encontro consolo quando me resigno a viver pelo amor de Jesus. Embora, coitado de mim!, porque, querido pai, nesta consolação, em certos momentos, também sinto dores insuportáveis, porque a alma gostaria que a vida fosse sempre feita de cruzes e perseguições.

Os atos muito naturais, como comer, beber, dormir são para mim muito dolorosos. A alma, nesse estado, chora porque as horas passam muito devagar. No final de cada dia, parece mais leve e aliviado de um fardo pesado. Ao mesmo tempo, cai novamente em profunda tristeza pensando nos muitos dias de exílio. E é justamente nesses momentos que a alma deseja gritar “Oh, vida, como você é cruel comigo!, quanto tempo você é!” Oh vida, você não é mais vida para mim, mas tortura! Oh morte, não sei quem pode temer você porque graças a você nossa vida se abre!”

Antes que o Senhor me honrasse com essa graça, a dor dos meus pecados, a dor que eu sentia ao ver o Senhor sendo ofendido, o carinho que eu sentia por Deus não eram tão intensos a ponto de me fazer sair de mim mesmo e, às vezes, , eu sentia que aquela dor era insuportável, e eu desabafava gritando bem alto, sem conseguir me controlar. Mas depois de receber esta graça, a dor tornou-se ainda maior, fazendo-me sentir como se o meu coração fosse saltar de um lado para o outro.

Agora pareço compreender quão difícil foi o martírio da nossa querida Mãe, algo que antes não conseguia compreender. Se ao menos os homens pudessem compreender este sofrimento! Quem suportaria sofrer junto com nosso amado co-redentor? Quem lhe negaria o mais belo título de “Rainha dos mártires”?

(7 de julho de 1913,ao Irmão Benedetto de San Marco in Lamis)

2 de março


Meu amado pai, gostaria de poder, por um momento, abrir meu interior para mostrar-lhe a ferida que o dulcíssimo Jesus abriu com tanto amor em meu coração. Finalmente encontrou um amante que se apaixonou por ele de tal maneira que não sabe como intensificar esse amor.

Você já conhece esse amante. Este é um amante que nunca fica chateado com quem o ofende. Incontável é o número do seu perdão, que meu coração guarda dentro. Este coração reconhece que não possui nada de que se orgulhar diante dele. Ele me amou; ele me preferiu a tantos seres.

E quando lhe pergunto o que fiz para merecer tantas consolações, ele sorri para mim e repete que nada pode ser negado a tão grande intercessor. Como recompensa ele só me pede amor, mas não lhe devo gratidão?

Ah, querido pai, como eu gostaria de poder trazer um pouco de felicidade para ele, da mesma forma que ele me faz feliz! Ele se apaixonou de tal maneira pelo meu coração que me faz arder pelo seu fogo divino, pelo seu fogo de amor. O que é esse fogo que me domina totalmente? Querido pai, se Jesus nos faz tão felizes na terra, como seria no céu?

(3 de dezembro de 1912,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

3 de março


Às vezes me pergunto se há almas que não sentem o ardor do fogo divino no peito, especialmente quando estão diante dele, no sacramento. Isto parece-me impossível, sobretudo quando se trata de um sacerdote, de uma pessoa religiosa. Talvez as almas que dizem não sentir este fogo não o sintam porque, talvez, o seu coração seja maior. Somente por esta interpretação benigna posso não chamá-los pelo vergonhoso adjetivo de mentirosos.

Há momentos em que me vem à mente a severidade de Jesus, e é então que sofro amargamente. Tento me lembrar de suas gentilezas e isso me enche de alegria. Não posso abandonar-me a esta doçura, a esta felicidade… O que é que sinto, querido pai? Tenho tanta confiança em Jesus que, mesmo que olhasse o inferno aberto à minha frente e estivesse à beira de um abismo, não duvidaria, não me desesperaria, confiaria nele.

Tal é a confiança que a sua bondade me inspira. Quando penso nas grandes batalhas contra o diabo que, com a ajuda divina, venci, são tantas que não conseguiria contá-las.

Quem sabe quantas vezes minha fé teria duvidado e eu, minha esperança e minha bondade teríamos sido enfraquecidas, se ele não tivesse estendido a mão para mim. E meu intelecto teria ficado obscurecido se Jesus, o sol eterno, não tivesse brilhado sobre ele!

Também percebo que sou completamente obra de seu amor infinito. Ele não me negou nada. Além disso, devo afirmar que ele me concedeu mais do que pedi.

(3 de dezembro de 1912,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)


Comentários