Ser santo e ser solteiro

 Uma das maiores radicalidades do mundo hoje é você viver como solteiro e buscar a santidade. Para algumas pessoas isso pode parecer impossível, mas com a graça de Deus não é.


Primeiramente caro leitor, você precisa saber que a vida de solteiro não é uma vocação, é um tempo. O significado da palavra vocação é chamar, e na palavra Deus nos confirma isso: Eu te chamei mesmo antes do ventre da sua mãe, mesmo antes que viesse ao mundo eu te separei e te designei profeta das nações. (Jeremias 1,5) .

Ser solteiro ou estar solteiro é aceitar que você está separado por um tempo para Deus, para que você descubra para qual vocação ele te chama. Você não foi esquecido, e muito menos Deus não ouve as suas orações, ou não presta atenção nos seus sonhos. Mas sim que, por esse motivo, ele te separa, e tenta te apresentar aquilo que ele te chama. 

Nesse tempo, é necessária a coerência para vivenciar desse estar solteiro. Eu não posso estar nessa condição e sair por aí tendo vários relacionamentos, perdendo os meus valores, ficar vivendo o mundo lá fora na orgia, e vivendo na igreja. É necessária uma decisão de romper com o pecado e me colocar à escuta. 

As pessoas que se colocam a esse mover de Deus vão saber distinguir a voz dele, no meio do mundo. Como? Trazendo Jesus para sua intimidade diária, comungando, se confessando, adorando-O e buscando a presença dele em tudo o que faz e guardando o seu corpo na presença do Espírito Santo como templo vivo. 

Entrando no caminho da Santidade

Caro Leitor, se você está rompendo com o pecado e se colocando à escuta d’Ele, logo Ele falará com você e te mostrará qual o chamado ele escolheu para você.
Dentro dos chamados, existem vocações religiosas para leigos. Entre elas: matrimônio, celibato, padres e freiras. Em todas, é necessário você ir entendendo o que Deus move em seu coração, e buscando sempre ajuda de orientadores, padres, e comunidades, alguém que te ajude a discernir o seu caminho. 

Assim que você for confiando em Deus e dando passos, ele irá te aproximar de pessoas que serão luz nesse processo, e te instigando a cada vez mais um passo de radicalidade, de buscar as coisas do alto, aquilo que é d’Ele. 

Enquanto você discerne, Deus te coloca no tempo da espera. Nesse tempo, é necessário, primeiro, não se desesperar, pois é algo que nós não controlamos. Mas é um tempo de se dedicar às coisas de Deus, rezar mais, engajar-se em algo dentro da igreja, testemunhar, viver a sua vida secular levando o evangelho para as pessoas, e se dedicar em ler a bíblia e a vida dos santos. 

Deus chama a todos para viver a santidade, independente do que você viva hoje, ou do seu passado. Para Deus, você importa e ele quer te dar de presente hoje a trilha para ser santo.   Separei dois santos que nos ajudaram nessa busca de santidade. 

Santa Teresinha vivia no Carmelo e nos ensina através de um relato em seu livro que precisamos ajudar as pessoas no cotidiano dos nossos dias. “No livro ela relata que havia uma irmã ao qual ela não tinha simpatia, e a tratava bem melhor do que as outras, mostrando sua aptidão por ela, e fazendo ela se sentir amada. Só após a sua morte em seus manuscritos essa irmã descobre que santa Teresinha não tinha empatia por ela.” (História de uma alma) 

São Francisco de Assis nos ensina que devemos pregar o evangelho a todo tempo, se necessário use as palavras. Pregar o evangelho com a sua vida, com a sua transparência, seu modo de ser, levando alegria às pessoas, fazendo gestos de caridade. Sem demonstrar o que você está fazendo, deixe que Deus veja.

Esses dois santos nos ajudam a entender que podemos continuar sendo quem somos, tendo amigos, saindo, me divertindo, tendo o meu lazer, mas pedindo para que o Espírito Santo nos conduza, pois tudo podemos fazer, mas nem tudo nos convém. Devo escutar a Deus para ver onde Ele quer me usar, onde devo ajudar, pode ser uma palavra para alguém ou simplesmente mudar os meus atos em casa e não brigar com a família. Ir de encontro com um amigo que precisa conversar, se colocar no lugar do outro, respeitar as pessoas e os idosos. Querer buscar o caminho de conversão. 

A busca da santidade é um caminho e precisa se fazer um trajeto para conseguir se manter firme, se esforce, ocupe a maioria do seu tempo com as coisas de Deus. E não tenha vergonha de mostrar ao mundo e as pessoas que você é solteiro e é feliz, que está em um tempo lindo. Pode ser que seja até difícil de esperar, mas é um tempo que Deus cuida de você em particular para que não tome decisões erradas. 

Tire as inseguranças do seu coração, entregue seus anseios, seus sonhos, seus desejos, tudo para Ele, e deixe-O organizar tudo. Faça d’Ele o centro na sua vida e as coisas vão acontecer. 

Ele tem um plano lindo para você! Deixe-O sonhar em você! Logo tudo fará sentido e você estará vivendo os sonhos que Ele tem para você. 

Deus te abençoe. 

Por Carla Gaspar
Fonte : Comunidade Católica Pantokrator

Comentários

  1. É difícil viver a santidade mas não é impossível vou tentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Siga @cartasdeovero no Instagram e facebook também !