Um experimento mental mostra o poder da Eucaristia

 Imagine o padre abençoando tábuas, martelos e pregos e, em vez de dizer “este é o meu corpo”, disse “Construa a casa grande!”



A doutrina da presença real de Jesus Cristo na Eucaristia faz algo surpreendente: torna os cristãos menos instruídos iguais aos místicos mais elevados. 

Isso porque o sacramento ensina silenciosamente aos devotos o que a alta teologia se esforça para explicar: Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Trindade, está verdadeiramente presente no Santíssimo Sacramento e deseja estar unido a nós.

Um simples experimento mental mostra quão claro é o significado da Eucaristia.

Jesus disse : “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Se você disser “Amém” à comunhão, disse Santo Agostinho , “Seja então um membro do Corpo de Cristo para que o seu Amém seja verdadeiro”.

Para entender o que isso significa, imagine a Missa lhe oferecendo algo mais nesses momentos.

Imagine o padre abençoando tábuas, martelos e pregos e, em vez de dizer “este é o meu corpo”, disse “Construa a casa grande!” Então imagine que cada pessoa se apresentou e recebeu um martelo, pregos e tábuas.

Seria óbvio o que estava acontecendo: esse grupo planejava construir uma casa especial e cada pessoa estava se comprometendo com o projeto.

Ou imagine que o sacerdote abençoou um arsenal de armas , falou sobre uma grande batalha e deu uma espada a cada pessoa. Essa mensagem também seria óbvia: seria a nossa cerimônia de comissionamento como soldados destinados a ir e lutar.

Bem, é igualmente óbvio o que se passa na Eucaristia.

Por que o sacerdote traz o corpo de Cristo em forma de pão para o meio de nós e depois o confia a cada um de nós? Porque Jesus Cristo quer multiplicar-se e quer estar totalmente unido a cada um de nós para poder realizar a sua obra.

A única razão pela qual não é óbvio é porque é muito inesperado.

Se você ou eu tivéssemos poderes divinos, esta seria a última coisa que faríamos. Se fosse eu, eu me tornaria um super-herói poderoso, capaz de fazer um bem heroico às pessoas, sozinho.

Mas o verdadeiro Deus não queria isso. Ele quer fazer algo ainda maior: quer fazer um bem heroico às pessoas e através das pessoas comuns.

Então, em vez de se tornar um super-herói, ele assumiu a forma de um pedaço de pão.

Pense em todas as coisas que um anfitrião da comunhão não pode fazer – e no que ele pode.

Se você ligar para um amigo ferido e colocar o telefone ao lado de uma hóstia consagrada, seu amigo não ouvirá nada. Se você colocasse um anfitrião em uma rua onde moram moradores de rua, o anfitrião ficaria ali sentado, impotente para ajudá-los. 

Mas pense no que Deus na forma de hóstia pode fazer.

Deus na forma de hóstia pode ser levado aos corpos de inúmeras pessoas, pessoas em qualquer cultura que tenha pão, que é toda cultura, e em qualquer nação que possa ser alcançada por um sacerdote, que é toda nação. 

Ele pode unir-se de corpo e alma a qualquer pessoa que seja capaz de recebê-lo com fé – e depois enviá-los ao mundo.

Então, tendo recebido a Cristo, você poderá ligar e consolar seu amigo ferido, e poderá fazer o trabalho dele entre os sem-teto.

Isto é o que o fim da missa deve comunicar.

“Saia, a missa terminou”, diz o padre. “Vá e anuncie o Evangelho do Senhor.”

Então ele solta no mundo todos aqueles católicos que o receberam em seus corpos e almas.

Jesus veio até nós e viveu entre nós em Nazaré, sobre as suas próprias pernas. Mas depois de morrer e ressuscitar, decidiu ficar connosco como fez em Emaús, onde os discípulos o reconheceram ao partir o pão.

Agora Deus, em comunhão, está dizendo: “O mundo tem tantas angústias, tantos problemas, e todos querem que eu os salve por um milagre. Então eu fiz. O milagre é o maior milagre de todos: transformei o pão em mim mesmo para poder unir todos os que recebem o sacramento e fazer o meu trabalho com e através de bilhões de ajudantes”.

Fonte : Aleteia

Comentários