Cartas do Padre Pio 6

Leia com exclusividade as cartas do Padre Pio

Cartas de Padre Pio de 4 a 10  de Março


A nossa missão de evangelizar é compartilhar a fé e o amor de Deus com as pessoas. Evangelizar significa anunciar a boa notícia de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores e oferecer a vida eterna. Evangelizar não é apenas falar, mas também demonstrar com as atitudes e as obras o que significa seguir a Cristo. Evangelizar é um chamado de Deus para todos os seus filhos e filhas, que devem estar preparados para dar razão da sua esperança a quem lhes pedir (1 Pedro 3:15).


Aproveito e peço a sua ajuda seja anunciando conosco sua marca ou Se você gosta do blog e quer que ele continue, por favor, faça uma doação financeira para o meu blog. Qualquer valor é bem-vindo e será usado exclusivamente para custear as despesas do blog . Você pode doar pelo via Pix, usando os dados que estão na descrição deste post.


Agradeço de coração a sua generosidade e peço que Deus abençoe a sua vida e a sua família. E lembre-se: você também pode ajudar o meu blog adquirindo os E-book, divulgando os meus posts nas suas redes sociais e comentando as suas opiniões e sugestões. O seu feedback é muito importante para mim.

Que Deus o abençoe.

Um grande abraço !

PIX : andreltrs@gmail.com



4 de março


Ouça, querido pai, o clamor do nosso dulcíssimo Jesus: “Com quanta ingratidão ele é pago pelo amor que deu aos homens!” Ele ficaria menos ofendido por eles se os amasse tanto. Meu Pai não quer mais suportá-los. Gostaria de deixar de amá-los, mas… [e aqui Jesus cala-se e suspira, e depois continua] mas, o que seria de mim!, o meu coração foi feito para amar! Homens mesquinhos e preguiçosos não fazem nenhum esforço para combater as tentações e, o que é mais sério, gostam de seus vícios. As almas mais favorecidas para mim, postas à prova, me falham. Aqueles que são fracos são dominados pela desesperança e pelo desespero. Os fortes relaxam aos poucos.

Fico sozinho nessas igrejas durante a noite, sozinho durante o dia. Eles não se preocupam mais com o sacramento do altar. O sacramento do amor nunca é mencionado e mesmo aqueles que falam dele, quão indiferentes, quão frios são quando o fazem. O que será de mim!

Meu coração está esquecido, ninguém mais se preocupa com meu amor. Estou sempre triste. Minha casa transformou muitos em um lugar divertido, até mesmo para meus ministros, que sempre admirei com predileção, que amei como a menina dos meus olhos. Eles deveriam estar confortando meu coração que está cheio de tristeza. Eles deveriam me ajudar na redenção das almas. Em vez disso, quem teria acreditado nisso? Deles recebo ingratidão e insensibilidade. Posso ver, meu querido filho, muitos destes…[aqui ele se cala, seu choro não o deixava falar, chorava em segredo] que, sob aparências hipócritas, me traem com comunhões profanas, rejeitando a luz e a força que Eu continuamente os concedo…”

Jesus continuou com seu choro. Pai, como sofro quando vejo Jesus chorar! Você também já experimentou isso?

“Querido filho -continuou Jesus-, preciso de vítimas para acalmar a justa e divina ira de meu Pai. Renove-me a oferta de todo o seu ser e faça-o sem reservas”.

Renovei a ele o sacrifício da minha vida, querido pai. E se sinto em mim algum sentimento de tristeza, isso acontece quando contemplo o Deus dos sofrimentos.

Se possível, procure encontrar almas que se ofereçam a Deus como vítimas pelos pecadores. Jesus irá ajudá-lo com isso.

(12 de março de 1913,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

5 de março


Gostaria de lhes contar tantas coisas lindas, todas sobre Jesus, mas percebo que isso deveria permanecer apenas como um desejo piedoso, porque sinto, nos últimos dias, que minhas forças estão ficando mais fracas e isso não me permitiria faça isso. Que Jesus seja abençoado! Por seu amor me contento com o estritamente necessário.

Tempere, querido pai, peço-lhe, suas ansiedades no que se refere ao seu espírito, pois acredito que isso seja uma perda de tempo rumo à nossa jornada para o céu. E o que é pior é que por todas estas preocupações, que em si poderiam ser santas, e por causa da nossa fragilidade e pela tentação persistente do diabo, todas as nossas belas ações -permita-me chamá-los assim - permanecem manchados por causa de uma pequena falta de confiança na bondade de Deus.

É apenas um fio muito sutil que mantém o espírito preso, mas que o impede, e de maneira significativa, de ascender em seu caminho à perfeição e de agir com santa liberdade. É uma grave ofensa que a alma comete contra o nosso Marido celestial e, por isso, o dulcíssimo Senhor nos privou de tantos favores só porque a porta do nosso coração não lhe está aberta com santa confiança. A alma, se não decidir sair de tal estado, traz sobre si muitos castigos.

Querido pai, não pense que o que lhe digo é um exagero. Lembremo-nos do numeroso povo de Deus no deserto. Por causa da falta de confiança, poucos acabaram pisando na terra prometida. Seu próprio líder, Moisés, por causa de suas dúvidas ao acertar aquela pedra de onde deveria escorrer água, para saciar a sede do povo, foi severamente punido e não pisou na terra prometida.

(17 de agosto de 1913,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

6 de março


Tenho o desejo mais forte, sem pensar intencionalmente nisso, de passar cada momento da minha vida amando o meu Senhor. Desejo estar intimamente ligado a Ele por uma de suas mãos e poder caminhar com ele com alegria pelo caminho da cruz em que Ele me colocou. E digo isso também com tristeza no coração, com confusão na alma e com o rosto corado, pensando que meus desejos não são exatamente correspondidos na vida real.

Qualquer coisa é suficiente para me tirar do controle. Esquecer todas as conversas que você e eu temos é o suficiente para me lançar na noite mais densa da alma que me faz sofrer dia e noite. Oh meu Deus! Ah, meu pai! Que grande punição minha infidelidade passada trouxe para mim!

Gostaria que minha mente pensasse apenas em Jesus. Desejo que meu coração bata somente e sempre por ele, e prometo isso a Jesus repetidas vezes. Pobre de mim! Estou perfeitamente consciente de que a mente se esquece, ou posso dizer uma vez, que permanece testada tal como o espírito, e o coração simplesmente seca de tanta dor.

(6 de março de 1917,ao Irmão Benedetto de San Marco in Lamis)

7 de março


É verdade que consagrei tudo a Jesus e pretendo suportar todos os sofrimentos por ele. Mas é difícil para mim estar convencido disso. Encontro-me privado dessa luz e isso é suficiente para que eu caia em completo medo e desespero e me faça acreditar que estou sob o rigoroso poder da justiça divina. E, no meu modo de ver as coisas, o que reafirma tudo isso é ver que Deus é cada dia mais sublime aos olhos do meu espírito, vê-lo cada dia mais distante, até ver que esse Deus está cada vez mais rodeado de nuvens densas .

Meu espírito está sempre fixado neste objetivo que nunca sai da minha mente. E quanto mais foco nele, mais percebo que ele vai se esconder atrás daquela nuvem que é como o vapor que sobe quando o chão está molhado ao nascer do sol.

Por outro lado, nosso Pai celestial não deixa de me fazer parte da dor de seu Filho único, também fisicamente. Essa dor é tão aguda que não é possível descrevê-la nem imaginá-la. Além disso, não sei se é por falta de forças ou se é minha culpa que, diante de tal situação, e sem intenção, choro como uma criança.

A prova mais difícil para mim é não saber se naquilo que suporto agrado a Deus ou o ofendo. Muitas argumentações me foram dadas em relação a tudo isso, mas não se pode saber nem ver com os olhos! Além disso, o inimigo sempre quer colocar o rabo no meio para estragar tudo. Ele anda insinuando que tais explicações não abrangem todas as minhas ações ou que durariam para sempre.

(6 de março de 1917,ao Irmão Benedetto de San Marco in Lamis)

8 de março


Meu Deus, meu Deus, não, não quero me desesperar. Não, não quero ofender a sua infinita misericórdia, mas apesar de todos os esforços para confiar, sinto dentro de mim, de forma vívida e clara, a cena sombria do seu abandono e da sua rejeição.

Meu Senhor, eu confio, mas esta confiança está cheia de medos, e é isso que torna o meu sofrimento mais amargo.

Oh, meu Senhor, se eu pudesse estar convencido, mesmo que no mínimo, de que este estado não é uma rejeição da sua parte e que eu não o ofendo, eu estaria disposto a sofrer esta tortura cem vezes mais.

Meu Deus, meu Deus, tenha piedade de mim!

Querido pai, por favor, ajude-me com suas orações e com as orações de outras pessoas. Como eu gostaria de não sentir esse sofrimento terrível! Deixei tudo para agradar a Deus e teria dado mil vezes a minha vida para selar o meu amor por Ele. E agora, como é difícil para mim sentir no fundo do meu coração que Ele está chateado comigo. Não consigo encontrar paz em meu infortúnio. Meu coração segue seu Senhor sem resistência e com todas as forças. Mas uma mão de ferro me rejeita o tempo todo...Imagine um pobre sobrevivente de um naufrágio, agarrado a um pedaço de madeira para salvar sua vida, para quem cada onda e cada vento podem afogá-lo.

Ou melhor, imagine meu estado atual como o de um prisioneiro condenado à morte, que tem palpitações contínuas porque espera ser levado para sua execução a qualquer momento. Este estado me faz sofrer nas noites mais sombrias, quando pretendo com todos os meus esforços encontrar meu Deus.

(20 de fevereiro de 1922,ao Padre São Marco in Lamis)

9 de março


Levante o seu espírito, meu filho amado, se você não possui ouro ou incenso suficiente para oferecer a Jesus, pelo menos terá a mirra do sofrimento. E sinto alívio ao pensar que ele o aceita com complacência, pois quis ligar este fruto da vida à mirra do sofrimento, tanto no nascimento como na morte. Jesus glorificado é lindo, mas creio que ele é ainda mais lindo crucificado.

Portanto, querido filhinho meu, escolha estar na cruz em vez de aos pés da cruz, escolha agonizar com Jesus no jardim em vez de sentir pena dele, porque isso o torna muito mais parecido com o Protótipo divino. Em que circunstância você pode realizar atos de unidade inquebrantável do seu coração e do seu espírito seguindo a vontade de Deus, a mortificação do ego e do amor na sua própria crucificação, mas nos ataques monótonos e difíceis dos seus inimigos?

Meu amado filho, não te ensinei tantas vezes a deixar tudo o que não é de Deus e a vestir-te com o nosso Senhor crucificado? Ouça, é Deus quem permite que o seu coração permaneça nas trevas e em terra infértil. Não é, portanto, um castigo, mas um presente. Não perca a esperança no caminho que você está trilhando porque tudo agrada a Deus. E porque o seu coração sempre deseja ser leal a ele, Ele não colocará sobre seus ombros mais peso do que você pode carregar, e carregará esse peso com você até ver que suas costas estão quebrando (...)

Realize um exercício específico de bondade e submissão à vontade de Deus, não só nas coisas extraordinárias, mas também nas pequenas de cada dia. Faça esses atos não só pela manhã, mas também durante o dia e à noite, com o espírito calmo e alegre. E, se acontecer de você não estar com esse espírito, humilhe-se e continue. Tenha certeza de que esta é a sua tarefa de paixão mais importante.

(20 de janeiro de 1918,ao Frei Emmanuele de San Marco La Catola)

10 de março


É grande esperar obter a mais elevada perfeição cristã, mas não se deve pensar excessivamente nisso, mas sim na própria conversão e no progresso rumo a tal perfeição nas nossas acontecimentos quotidianas, deixando o sucesso do nosso desejo à providência de Deus. E deveríamos nos abandonar nos braços de nosso pai, como uma criança faria quando crescesse. Ele come todos os dias o que seu pai faz, confiando que não lhe faltará alimento de acordo com sua fome e suas necessidades. (...)

Afaste-se de hesitações e preocupações de consciência. E mantenha a calma absoluta sobre o que eu lhe contei com honestidade, porque eu lhe contei em nome de nosso Senhor. Permaneça na presença de Deus pelos meios que lhe indiquei e que você conhece.

Fique longe da tristeza e das preocupações porque são elas que mais impedem de caminhar em direção à perfeição. Querido filho, coloque seu coração com doçura nas feridas de Nosso Senhor, não com força. Confie com muita força na misericórdia e bondade de Deus, ele nunca te abandonará, mas não por isso você deve deixar de abraçar com muita força sua santa cruz.

(20 de janeiro de 1918,ao Frei Emmanuele de San Marco La Carola)

Comentários