Cartas do Padre Pio 8

 Leia com exclusividade as cartas do Padre Pio

Cartas de Padre Pio de 18 a 24 de Março



A nossa missão de evangelizar é compartilhar a fé e o amor de Deus com as pessoas. Evangelizar significa anunciar a boa notícia de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores e oferecer a vida eterna. Evangelizar não é apenas falar, mas também demonstrar com as atitudes e as obras o que significa seguir a Cristo. Evangelizar é um chamado de Deus para todos os seus filhos e filhas, que devem estar preparados para dar razão da sua esperança a quem lhes pedir (1 Pedro 3:15).


Aproveito e peço a sua ajuda seja anunciando conosco sua marca ou Se você gosta do blog e quer que ele continue, por favor, faça uma doação financeira para o meu blog. Qualquer valor é bem-vindo e será usado exclusivamente para custear as despesas do blog . Você pode doar pelo via Pix, usando os dados que estão na descrição deste post.


Agradeço de coração a sua generosidade e peço que Deus abençoe a sua vida e a sua família. E lembre-se: você também pode ajudar o meu blog adquirindo os E-book, divulgando os meus posts nas suas redes sociais e comentando as suas opiniões e sugestões. O seu feedback é muito importante para mim.

Que Deus o abençoe.

Um grande abraço !

PIX : andreltrs@gmail.com




18 de março


Pai, permita-me desabafar pelo menos contigo: estou crucificado por causa do amor! Eu não aguento mais isso. Este é um alimento muito delicado para quem está habituado à comida normal. É precisamente esta a causa que sofro de contínua indigestão espiritual, de tal forma que faz a alma chorar de dor profunda e de amor profundo ao mesmo tempo. A alma não sabe adaptar-se a esta nova forma como o Senhor a trata. E é aqui que o beijo e o toque essencial - deixe-me dizer assim - que o pai celestial mais amoroso imprime na alma ainda causa extrema dor.

Espero que o bom Jesus lhe conceda compreender a minha verdadeira situação! E eu, entretanto, peço-lhe que, por favor, me trate com gentileza por mais algum tempo e fale comigo sobre isso.

Meu amadíssimo pai, satisfazer as necessidades desta vida como comer, beber, dormir, etc., torna-se tão doloroso que só consigo encontrar uma comparação apropriada pensando na tortura experimentada pelos nossos mártires no momento da sua prova final.

Padre, não acredite que exagero quando uso essa comparação, não, é exatamente assim. Se o Senhor, em sua bondade, não tirar minha consciência no momento desses atos, como fez no passado, acho que não aguentaria muito tempo, sinto que me falta o apoio sob meus pés. Espero que o Senhor me ajude e que me livre de tanta angústia! Espero que ele seja gentil e que me trate como eu mereço. Sou rebelde e teimoso diante das ações divinas e não mereço ser tratado dessa forma.

(18 de março de 1915,ao Irmão Benedetto de San Marco in Lamis)

19 de março


O diabo, querido pai, continua a me atacar. E, infelizmente, ele não parece desistir. Confesso que nos primeiros dias que fui testado fiquei fraco. Fiquei muito deprimido mas aos poucos a melancolia passou e comecei a me sentir mais motivado. Mais tarde, depois de rezar aos pés de Jesus, creio que já não sinto o peso do cansaço que me atinge quando sou tentado, nem a amargura de tais tentações.

As tentações que se referem à minha vida neste século são as que mais tocam o meu coração, perturbam a minha mente, me fazem suar frio e - atrevo-me a dizer - me fazem tremer da cabeça aos pés. Nesses momentos os olhos não me servem mais do que chorar. Para me consolar e motivar, penso no que você me escreve em suas cartas.

Além disso, ao pisar no altar, Oh Deus! Sofro os mesmos ataques do diabo, mas tenho Jesus comigo, então o que poderia temer?

(19 de março de 1911,ao Irmão Benedetto de San Marco in Lamis)

20 de março


Viva em paz e não se preocupe com nada. Jesus está com você e ele te ama. E você retribui à sua inspiração e à sua graça que atua em você. Continue obedecendo apesar das resistências internas e sem interrupção, assim como acontece na obediência e na vida espiritual. Porque está escrito que quem obedece não deve relatar suas ações e deve apenas esperar a recompensa de Deus e não o castigo. “A pessoa obediente – diz o Espírito – reivindicará a vitória”.

Lembre-se sempre da obediência de Jesus no Jardim e na Cruz. Foi com imensa resistência e sem consolação, mas obedeceu mesmo que se lamentasse com os apóstolos e com o Pai. Sua obediência era perfeita e era mais bela quando era mais amarga. Portanto, nunca sua alma esteve mais grata a Deus como agora que você obedece e serve a Deus na aridez e nas trevas. Eu fui inocentado? Viva em paz e felicidade e não duvide por nenhum motivo da palavra de quem agora guia sua alma.

Pela forma como a misericórdia divina atua em você, você tem todos os motivos para se motivar e ter esperança e confiança em Deus. Porque esta é a ação que Deus costuma ter com aquelas almas que Ele escolheu como sua e para sua linhagem. O protótipo, o modelo para o qual é preciso olhar e modelar a própria vida, é Jesus Cristo.

Mas Jesus escolheu a cruz como estandarte e por isso deseja que todos os seus seguidores percorram o caminho do Calvário chegando à cruz para depois morrerem deitados nela. Este é o único caminho para alcançar a salvação.

(4 de setembro de 1916,para Maria Gargani)

21 de março


Sei muito bem que a cruz é a prova do amor, que a cruz é garantia de perdão e que o amor que não é alimentado e nutrido pela cruz não é amor verdadeiro, permanece como fogos de artifício. Porém, mesmo tendo este conhecimento, este falso discípulo do Nazareno sente no seu coração que a cruz é tremendamente pesada para ele e que muitas vezes (por favor não se escandalize nem se aborreça, querido pai, com o que estou prestes a fazer). digo-te) vai à procura de um cireneu misericordioso que o ajude e o console.

Que mérito meu amor pode ter aos olhos de Deus? Temo tremendamente que meu amor por Deus possa não ser amor verdadeiro. E esta é também uma das lanças que, juntamente com muitas outras, me perfura em determinados momentos fazendo-me sentir derrotado.

No entanto, querido pai, desejo muito sofrer pelo amor de Jesus. E como explicar que, depois da prova, contra a minha vontade, se busca alívio? Devo ter muita força e suportar muita violência nessas provas para manter tranquila a natureza que, digamos assim, exige com muita força ser consolada.

Eu gostaria de não sentir essa batalha. Muitas vezes me faz chorar como uma criança porque sinto que isso é falta de amor e de reciprocidade com Deus. O que você poderia me dizer sobre isso?

Por favor, escreva-me, por vontade de Jesus, e longamente. Suas respostas para tantos problemas, dúvidas e dificuldades são por mim aguardadas como um raio de luz no paraíso, como o orvalho do bom dia numa terra sedenta.

(21 de abril de 1915,ao Irmão Agostino de San Marco in Lamis)

22 de março


Qual deve ser o símbolo de um cristão? Escutemos o Apóstolo do povo: “Vocês realmente ignorariam -diz o santo Apóstolo, escrevendo aos Romanos- que todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?” E você não se lembra que todos nós que fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados em sua morte?

Portanto, quando São Paulo se refere ao batismo, através do qual todos nos tornamos filhos de Deus e herdeiros do seu Reino, é modelo, participação e cópia da morte de Cristo. O batismo é um modelo da morte de Jesus Cristo porque, assim como Jesus sofreu na cruz, da mesma forma que recebemos o batismo sob o sinal da cruz. Da mesma forma que Jesus foi sepultado na terra, da mesma forma que somos submersos nas águas do santo batismo.

O batismo é também participação na morte de Jesus porque o batismo aplica os mistérios que representa e, portanto, produz os efeitos da morte do nosso Redentor. A morte de Cristo é aplicada a nós no nosso batismo, da mesma forma como se fosse a nossa própria morte e como se estivéssemos sendo crucificados com ele. E é em virtude desta morte que os nossos pecados estão sendo tirados, e o mesmo acontece com a culpa e o castigo por tais pecados.

Finalmente, foi dito que o batismo é a cópia da morte de Jesus. Nós, como diria São Paulo, somos batizados”.em sua morte”, na sua morte, ou seja, imitar a morte do nosso Redentor. Portanto, o que a cruz foi para Jesus Cristo, isso é o batismo para nós. Jesus Cristo foi pregado na cruz para morrer segundo a carne. Somos batizados para morrer para o pecado, para morrer em nós mesmos. Na cruz, Jesus Cristo sofreu em todos os seus sentidos. Da mesma forma, através do batismo devemos levar a mortificação de Jesus em todos os nossos membros. É precisamente isto que escreve São Paulo na sua segunda carta enviada ao povo de Corinto: “Levamos sempre nos nossos corpos os sofrimentos de Jesus para que a vida de Jesus possa estar presente também nos nossos corpos”.

(19 de setembro de 1914,para Raffaelina Cerase)

23 de março


Possuímos uma vida dupla: uma vida natural que nos foi dada por causa de Adão e de uma geração carnal e, conseqüentemente, é uma vida mundana, corruptível, uma vida que é nossa amante e que está cheia de paixões baixas. A outra vida, sobrenatural, que obtemos de Jesus através do batismo e, portanto, é uma vida espiritual, celestial, criadora de virtude. Por causa do batismo acontece em nós uma verdadeira transformação: morremos para o pecado e nos ligamos a Jesus Cristo de tal maneira que vivemos a partir da sua própria vida. Por causa do batismo recebemos a graça que nos santifica e nos dá uma vida celestial. Tornamo-nos filhos de Deus, irmãos e irmãs de Jesus, herdeiro dos céus.

Assim, se um cristão morre na sua primeira vida através do batismo e volta para a sua segunda vida, é dever de todo cristão buscar as coisas celestiais sem se preocupar com nada relacionado às coisas desta terra. O mesmo é dito sutilmente pelo apóstolo São Paulo aos Colossenses: “Portanto – diz o grande santo – já que ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus”.

Se no batismo um cristão ressuscita da morte em Jesus, é elevado a uma vida sobrenatural, adquire a maravilhosa esperança de um dia sentar-se na glória do trono celestial. Que honra! A sua vocação exige-lhe desejar continuamente chegar à terra dos bem-aventurados, ser considerado peregrino na terra dos exilados. A vocação de um cristão exige não colocar o coração nas coisas deste mundo. Todas as preocupações, todos os esforços de um bom cristão que vive pela sua vocação, estão centrados na busca do bem eterno. Ele deve julgar as coisas de baixo para apreciar apenas aquelas que o ajudarão a alcançar o bem eterno e deve julgar como maus todos aqueles que não o servem para esse objetivo.

(16 de novembro de 1914,para Raffaelina Cerase)

24 de março


O cristão deve libertar-se de todos estes vícios se quiser viver segundo o espírito de Jesus. Assim, todos estes vícios e todos estes pecados fazem parte do velho homem, do homem mundano, do homem carnal. É precisamente deste homem que o Apóstolo deseja que o cristão se livre: “Livra-te do velho com os teus atos”. Portanto, um cristão,

morto e agora ressuscitado com Jesus pelo batismo, deve sempre se esforçar para renovar e aperfeiçoar-se, permanecendo nas verdades eternas e na vontade de Deus. Concluindo, um cristão deve trabalhar duro para ser como o Senhor que o criou.

A perfeição cristã obriga-nos a conduzir a isso, e o Apóstolo exorta-nos a fazer o mesmo com a máxima sábia: «Vista-se de um homem novo que se renova pelo conhecimento da verdade, segundo a imagem do seu Criador». Mas quem é este novo homem de que fala o Apóstolo nesta frase? É o homem santificado pelo batismo,

que, segundo os princípios da santificação, devem viver “na santidade e na verdadeira justiça”.

Nós, cristãos, somos, portanto, o reflexo da imagem de Deus por dois motivos: por natureza, porque somos dotados de inteligência, memória e vontade; e pela graça, porque fomos santificados no batismo, que imprime na nossa alma a preciosa imagem de Deus. Sim, meus queridos, a graça santificadora imprime em nós a imagem de Deus de tal forma que nos tornamos quase um Deus pela participação. E usando a bela expressão de São Pedro: “Para que façamos parte da natureza divina”.

Veja, querida irmã, quão grande é a nossa dignidade. Mas somos grandes sob a condição de mantermos a graça santificadora. E quão impuro alguém se torna quando essa graça é perdida. Nossa impureza é pior, eu poderia dizer, daquela dos animais do campo. Tudo desaparece, tudo se perde para o pecado.

(16 de novembro de 1914,para Raffaelina Cerase)

Comentários