Por que Jesus dobrou o lençol de linho que cobria seu rosto no túmulo?

Uma tradição judaica da época nos revelaria a importante mensagem representada por aquele gesto aparentemente insignificante.

Evangelho segundo São João, no capítulo 20 , fala-nos de um pano que foi colocado no  Rosto de Jesus quando Ele foi sepultado, no final da tarde da Sexta-Feira Santa.Acontece que, depois da Ressurreição , quando o túmulo foi encontrado vazio, aquele pano de linho não caiu para o lado, como o lençol que envolvera o Corpo de Jesus.



O Evangelho reserva um versículo inteiro para nos contar que o pano foi  cuidadosamente dobrado e colocado na cabeceira do monte de pedra.

Mas por que Jesus dobrou o pano que cobria Sua cabeça no túmulo depois de ressuscitar?

Bem cedo na manhã de domingo, Maria Madalena foi ao local e descobriu que a pedra muito pesada que bloqueava a entrada do túmulo havia sido removida.

Ela correu e encontrou  Simão Pedro e outro discípulo, aquele a quem Jesus tanto amava – São João Evangelista – e disse-lhes:

“Retiraram o Corpo do Senhor e não sei para onde O levaram!”

Já dobrado para um lado

Pedro e o outro discípulo correram para o túmulo. Juan passou na frente de Pedro e chegou primeiro. Ele parou e olhou as telas, mas não entrou.

Então Simão Pedro chegou, entrou no túmulo e viu os panos de linho ali deixados, enquanto o pano de linho que cobria a Face Divina estava dobrado e colocado de lado.

Isso é importante? Definitivamente.

Isso é significativo? Sim.

Porque?

Para entendermos o significado do linho dobrado, temos que entender um pouco sobre a tradição judaica  da época.

O linho dobrado tem a ver com uma dinâmica diária entre senhor e servo – e toda criança judia conhecia bem essa dinâmica.

O servo, ao preparar a mesa de jantar para seu senhor, procurava ter certeza de que a faria exatamente como seu senhor desejava.

Depois de preparada a mesa, o servo ficou esperando, fora da vista do patrão, até terminar de comer. O servo nunca ousaria tocar na mesa antes que o senhor terminasse.

Ao terminar, o mestre se levantava, limpava os dedos, a boca e a barba, enrolava a tela e a deixava sobre a mesa. A tela amassada queria dizer: “ Acabei ”.

Ora, se o patrão se levantasse e deixasse a  roupa dobrada ao lado do prato, o servo ainda não ousaria tocar na mesa, porque aquela roupa dobrada significava:  “Voltarei!”

___________

Adaptado do livro “ Histórias e parábolas para a família ”, de  pe. Chrystian Shankar , e traduzido para o espanhol pela  Aleteia 

Comentários