5 santos que você não sabia que eram grandes pecadores

Ao celebrarmos o Domingo da Divina Misericórdia, olhemos para os santos cujos pecados nos lembram que não há pecador sem possibilidade de um futuro melhor.

Quando Jesus apareceu a Santa Faustina Kowalska, falou-lhe da sua infinita misericórdia. Mas a misericórdia esmagadora de Deus não foi uma revelação do século XX; Não, a Igreja sabe desde o início que o amor de Deus é tão grande que chama até o mais vil dos pecadores à santidade.

No entanto, é fácil sentir tanta vergonha dos pecados do passado (ou dos pecados dos quais não conseguimos escapar, mesmo agora) que começamos a acreditar que Deus não poderia nos tornar santos. Ao celebrarmos a Divina Misericórdia esta semana, olhemos para os santos cujos pecados nos lembram que nós também podemos ser transformados pela graça. 

1
SÃO LONGINO

São Longino

São Longino (século I) dá esperança até aos piores pecadores. Se o homem que matou Deus com as próprias mãos pode ser santo, qualquer um pode ser. Longino é o nome atribuído ao centurião romano que esfaqueou o corpo de Jesus com sua lança para ter certeza de que o Senhor estava realmente morto.

Vendo a maneira como Jesus havia morrido, ele exclamou: “Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus”. A tradição posterior afirma que Longinus foi convertido nesta época. Depois de ser batizado, tornou-se um grande evangelista, pregando as boas novas daquele que ajudara a matar.

2
SANTA MARIA DO EGITO

MARIA DO EGITO

Santa Maria do Egito (344-421) é frequentemente chamada de prostituta, mas não aceitava dinheiro pelos seus serviços. Não, Mary era uma ninfomaníaca, uma mulher tão consumida pelo desejo de prazer carnal que às vezes até forçava os homens contra a vontade deles. É difícil imaginar a redenção de uma ninfomaníaca e de um estuprador, mas Deus não definiu Maria pelo seu pecado.

Depois de fazer uma peregrinação à Terra Santa (com o desafio de seduzir todos os peregrinos pelo caminho), Maria foi subitamente convencida da maldade do seu pecado.

Durante 17 anos viveu segundo a carne e durante outros 17 anos lutou para não se deixar consumir novamente pelas suas paixões. Finalmente, eremita no deserto, tornou-se uma das maiores santas da Igreja do Oriente.

3
SANTA OLGA DE KYIV

Santa Olga de Kiev (falecida em 969) foi uma assassina em massa. Rainha da Rússia de Kiev, ela defendeu sua coroa assassinando em massa seus inimigos; Certa vez, ele sitiou uma cidade e a incendiou quando seus habitantes se renderam. Olga foi batizada durante uma visita política a Constantinopla, talvez para ganhar poder entre os outros governantes cristãos da região.

Quaisquer que fossem as suas intenções, o batismo a transformou completamente. Ele passou o resto da vida tentando compensar os danos que causou, especialmente ao temperamento do filho que ele criou para ser implacável. Ele convidou missionários para o seu país, mas eles não tiveram muito sucesso.

Porém, após a morte de Olga, sua intercessão levou à cura milagrosa de seu neto, São Vladimir, o Grande, que conduziu o povo russo a Cristo. Por causa de seu papel, ela é conhecida na Igreja Bizantina como igual aos Apóstolos



SÃO BRUNO SERSUNKUUMA

3 santos que venceram o vício - Beato Bruno Longo, São Bruno Sserunkuuma, São Vladimir

São Bruno Sserunkuuma (~1856-1886) foi um bígamo arrogante, violento e obstinado, propenso à embriaguez e à lascívia. Embora ansiasse pela santidade e decidisse ser batizado quando adulto, Sserunkuuma descobriu que o sacramento não havia eliminado magicamente suas inclinações para o pecado. Ele continuou extorquindo quando seu trabalho como guarda real exigia que ele cobrasse impostos.

E quando o rei lhe deu dois jovens como prêmio, suas tentativas de castidade desapareceram. Ele tomou as duas como esposas (embora nenhum dos dois fosse um casamento válido) e logo uma das mulheres engravidou.

Felizmente, os amigos de Sserunkuuma, São Carlos Lwanga e Santo André Kaggwa, preocupados com o seu comportamento, confrontaram-no e deram-lhe uma correcção fraterna tão convincente que Sserunkuuma se separou das duas mulheres.

Deixou-os em sua casa e fez uma espécie de cela monástica no palácio, onde viveu após a confissão. Embora não se soubesse que ele era cristão, quando começou a perseguição aos cristãos, ele confessou que era e foi queimado até a morte.

5
BEATO BARTOLO LONGO

Corte Bartolo Longo

O Beato Bartolo Longo (1841-1926) foi sumo sacerdote de Satanás antes da sua conversão. Embora tenha crescido rezando o Rosário, Bartolo estava ansioso por viver plenamente a experiência universitária, que na época significava anticlericalismo, ateísmo e, em última análise, ocultismo.

Em pouco tempo ele foi “ordenado” sacerdote de Satanás. Através da intercessão de seu falecido pai, Bartolo finalmente retornou a Deus e renunciou ao satanismo, embora tenha demorado algum tempo para aceitar que Deus realmente o perdoou. Durante mais de 50 anos, Bartolo pregou o Rosário, fundou escolas para os pobres e orfanatos para filhos de criminosos.


Fonte : Aleteia 

Comentários