Ora por mim, pra que eu nunca me esqueça de ti!

Homenagem a Karine Nogueira Matos.
artigo postado em 2010, revisado em 2024.
Sentimos saudade de certos momentos da nossa vida e de certos momentos de pessoas que passaram por ela.
Carlos Drummond de Andrade


Antes, quero deixar marcado que este artigo não é nenhuma apologia á história de Karine , é uma singela homenagem a tão grande respeito e carinho pela mesma, deixar registrado que foi autorizado pela família quando decidi escrever esse artigo semana passada antes do aniversário de falecimento via amiga da família Samara. 

Sua história se confunde ao do coroinha da paróquia São Bento, como á de tantos outros. Não existirá pessoa melhor para definir “Ser coroinha”.

Para nós que por coração somos Coroinhas eternamente, Karine foi uma grande Vocacionada, tive o prazer de ter tido uma formação exemplar e essencial na minha base como coroinha através dela . Foram anos de paixão por ser coroinha, me entusiasmava em vê-la servir com tanto amor e dedicação.

Ah!!!Os encontros aos sábados, como era bom; passava para nós inexperientes uma calma sem igual , era divertido e com um aprendizado entre amigos, ainda mais quando iniciou a faculdade e sempre nos proporcionou momentos de reflexão.

Hoje muitos que não a conheciam podem questionar-se “Quem foi a Cerimoniaria Karine?”, e qualquer um que teve o prazer de conhece -lá responderá fielmente, “Foi a Pessoa mais Sensacional que Conheci”, passou por criticas muitas vezes; defendeu tantos outros amigos pelas injustiças que existe. Mas sempre foi o exemplo para muitos, fiel a Cristo , passou por tudo e todos, deixou sua marca na vida e na história da paróquia. Algumas pessoas passam em nossa vida como estrelas cadentes e nos marcam para sempre. Uma estrela que sempre será lembrada.

Particularmente admito , que a minha história como coroinha tinha acabado quando decidi "sair" esse ano de 2010 e, hoje escrevendo essas palavras repito que  ressuscita em mim as mais felizes lembranças da minha infância e adolescência,  dias e anos maravilhosos que muitos não terão e nem saberão dos anos Incríveis do Coroinha, da amizade ali vivenciado , dos encontros, das gincanas, dos campeonatos (que sempre ganhamos), das procissões , dos encontrões diocesanos e regionais ; das missas solenes , das trocas de sms e ligação via telefone para marcar um filme na casa de alguém. Como é bom servir a Deus ao lado de amigos, compartilhar momentos inesquecíveis, e me orgulho em expressar que Cristo me Proporcionou esses momentos, sem status , sem glória, só por prazer em servir.

E Nesses dias de quaresma, vésperas da  semana santa bate aquela saudade que aperta nosso coração. Em certas noites o mundo fica grande e de repente me sinto tão pequeno...Diante de tantas saudosas lembranças.

Lembro que sempre encontrava no ônibus vindo do cursinho do centro da cidade com aquele sorriso de modelo, voz doce de boa tarde. Saudades Karine. 


Hoje derramo lágrimas de saudade sim, como muitas vezes choramos em nossos encontros por algum coroinha ter se afastado, pela felicidade da nossa 1° Festa Junina ser divertida, por coordenadores ter saído, por amigos descobrirem a vocação , por ver novos coroinha chegando . . . pela Semana Santa chegar ao Fim. A vida é esse ciclo sem fim. 

Enfim , me despeço deste artigo com o Coração cheio de Saudade e alegria, pois tenho a certeza que hoje roga a Deus por nós .

Aos eternos amigos coroinhas, expresso meu desejo que não recuse o seu passado de servir a Deus, Mas que se orgulhe dele, hoje somos parte de uma época do coroinha que não voltara, pois foi um período que Deus nos ofereceu e que foi vivido intensamente em verdadeira amizade e união.

Aos novos, peço que desfrutem desta vocação na maior alegria e juventude. . . ela é uma base para uma vida espiritual e pessoal intensa, aproveite cada momento ao lado de Cristo Eucarístico, abuse de todos os momentos das Missas servindo a Deus . . . se fiel no pouco, que Deus te Confiara Mais.

Karine onde é que esteja, sua história, sua vida não será em vão para aqueles que verdadeiramente te conheceu e te considera um sol particular em nossas vidas.

É engraçado , Cristo te quis na Semana que mais amava em servir, na Semana Santa.



Somos eternos pequenos gigantes. . .

Quero viver, Ora por mim, pra que eu nunca me esqueça de ti!


Sentimentos eternos,

Pra Sempre Coroinha, Pra Sempre Karine . .


Por Andre .L.Ribeiro

Um Por Todos e Todos Por Jesus !


***Karine Nogueira Matos ,Modelo ,Cerimoniaria e ex-coordenadora do Grupo de Coroinhas da Paróquia São Bento .Sua história é marcada pela dedicação e amor ao serviço do altar , foi a 1º Cerimoniaria mulher da paróquia nos seus 13 anos em meados de 1997 juntamente com os outros pioneiros Andre Carlos e Marcelo.Após 10 anos de Trabalho Pastoral (sem contar como coroinha) , saiu do Grupo de Cerimoniario no final do ano de 2007 para se dedicar a Faculdade de Psicologia. Faleceu por motivo de doença (cancêr) na Madrugada do dia 05 de abril de 2009.

>> Esse artigo foi autorizado pela família com confirmação << 


***Deixe seu comentário Por Favor***

Comentários

  1. Karine foi um modelo de pessoa e de serviço a Deus!
    ficará para sempre na memoria e no coração das pessoas que a conheceram e tiveram o prazer de conviver com ela!!Nós eternos coroinhas, seus eternos admiradores!!
    "PRA SEMPRE COROINHA, PRA SEMPRE KARINE"

    ResponderExcluir
  2. Karine, um exemplo a ser seguido!
    Confesso que me emocionei ao ler o post, me emocionei ao me lembrar dos meus maravilhos anos de coroinha, onde pude servir a Deus ao lado de pessoas maravilhosas! Uma dessas pessoas era a Karine, que me conquistou de cara com seu jeitinho doce e meigo. Sempre disposta a ouvir, a ajudar.
    Karine, como o padre falou em sua despedida: Saudades sim, tristeza não! Hoje todos nós sentimos muito sua falta, mais sabemos que, de algum modo você ainda olha por todos nós!

    Eternas saudades de tí, Karine!
    Jamais esquecerei você! Jamais esquecerei dos momentos que tive ao seu lado!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei emocionada em ler esse lindo texto..Quem viveu ser coroinha ou quem convive por ser mãe de Serimoniários, sabe o valor precioso de servir a Deus com total dedicação e AMOR. E foi com esse Amor que sempre serviu Karine. A vida continua , alegria de ser Coroinha e Serimoniária é para sempre. E LEMBRE-SE...
    Aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
    Saudades Eternas
    Eneida (Pastoral da Crisma)

    ResponderExcluir
  4. André, parabéns pelas belas palavras... Realmente a Karine foi tudo isso e muito mais em nossas vidas. Mais que uma grande coordenadora, Karine foi uma grande serva de Deus. E é com muito orgulho que eu digo que com ela aprendi muito, principalmente a amar minha vocação. Hoje, da forma que posso, tento manter viva uma chama que ela sempre lutou para manter ardente nos corações dos coroinhas, o amor pelo serviço ao altar.

    Lembro que por algumas vezes, papiando com ela em sua casa, ela repetia por várias vezes dizendo: - Paulo, não podemos deixar ele(a)(coroinha) se afastar.

    Ela faláva com muito propriedade sobre os coroinhas, realmente ela vestia a camisa de coordenadora e vocacioanda, e fazia o que podia para manter em seu grupo aqueles que eram de sua responsabilidade.

    Quem participou destes momentos, viveu em vários encontros, as iniciativas da karine em fazer a gente se mexer pela motivação do nosso grupo, e para que agente perdece a vergonha de falar e etc...

    Não sou muito de falar, muito menos sobre a K, mas em cada ação, em cada passo que dou em relação ao grupo de cerimoniáriso e coroinhas, faço de forma inconsciente, movido por algo, por uma força, uma motivação que quando bate em meu peito, traz em minha mente o nome de Karine. Por muitos motivos faço o que faço, mais o maior deles e simplesmente fazer o que a K queria poder continuar fazendo, dar vida ao grupo, e não deixar ninguém se perder ou desistir da vocação. E com a interseção dela junto ao Pai, sei que eu e todos os coordenadores deste grupo, vamos cumprir este objetivo.

    K, sentimos sua falta, mas sabebos que você está sempre ao nosso lado, em cada formação, em cada missa e procissão...

    Saudades amiga! Saudades kbça!

    Paulo Godoi
    Coordenador do Grupo de Crimoniários Karine Nogueira Matos.
    "NÃO VIM PARA SER SERVIDO, MAS SIM PARA SERVIR", "YES, SOU COROINHA!!!"

    http://cesaobento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. É amigo, Paulo . . . .

    Agradeço as palavras, me emociono a cada Momento que leio este artigo que escrevi.

    É uma vida, é a expressão de um eterno amor.

    Ter Sido Coroinha foi uma grande benção em minha vida,creci e me formei ali dentro; meus amigos que trago comigo é do coroinha.Minha Vida em Grande parte foi escrita dentro do coroinha, minha grande referencia como ser.Levo comigo, minhas lembranças,meu broche , minha tunica, Aquele amor que tinha por servir ainda esta do mesmo jeito .

    Os tempos mudam, e fica a Saudade.

    E esse Espirito que tens , esse amor que Escreveu é o sentimento que tenho hoje como catequista, como pessoa.

    Torço , para que essa Vocação de Ser Coroinha seja Levado a Serio, não é Brincadeira, que nunca o Status seja maior que o amor.Que o amor Prevaleça, que a Vocação deste Ministério de serviço seja Espiritualmente Reforçado. . .

    Karine, só pra quem a Conheceu . . . É Sentimento, Amizade, amor; é Verdadeiro.
    Para quem não Conheceu . . . é só História.

    Que nós Eternos Coroinhas Possamos levar esse Espirito de Servo de Deus , o exemplo da Karine.Isso Basta.

    Que os Bons Ventos do Espirito Santo nos Conduza ao Coração de Cristo Consolador.

    Como gosto de dizer
    Pra Sempre Coroinha, Pra Sempre Karine . . .

    Andre .L.Ribeiro
    Eterno Coroinha e Coordenador Pastoral da Crisma da Paróquia São Bento.

    ResponderExcluir
  6. a Karine foi uma pessoa maravilhosa no qual cresci e convivi c ela...a Karine deixou mtas lembranças onde ficara marcada eternamente em nossos corações...
    ela era um pessoa mto meiga......calma....q tranmitia mta paz para as pessoas q estavam ao seu redor...
    msm doente a Karine nunca se desanimou....estava sempre sorrindo.....
    a Karine sempre estava disposta a ajudar as pessoas...sempre ouvin do c mta paciencia e ransmitindo uma paz enorme...
    "saudades sim...tristeza nao"
    Karine ore por tdos nos....sentimos mto a sua falta mais um dia nos encontraremos novamente....
    Para sempre coroinha para sempre Karine...
    ...saudades eternas de ti...
    jamis esquerecei de ti...jamis esquerecei dos momentos que passei ao seu lado!!

    ResponderExcluir
  7. Saudades imensas...foi ha um ano, que percebi o quanto somos pequenos diante dos misterios de Deus...não ha explicação para uma doença ter levado uma pessoa de coração tão grande...Só mesmo Deus para confortar nossos corações...

    Morro de saudades dos tempos do coroinha...

    Que Deus continue confortando nossos corações e que a Karine possa interceder sempre por nós...

    Pra sempre coroinha....

    ResponderExcluir
  8. A Karine , pelo pouco que conheci , vi e aprendi o amor que se deve ter pelo proximo , a pessoa que se deve ser mesmo que lá no fundo da alma esteja derrubada. A nossa eterna coordenadora , cerimoniaria e coroinha , apesar da doença, NUNCA , MAIS NUNCA deixou de sorrir .; E isso que eu vou levar pela minha vida mesmo voce nao tendo motivos para sorrir , pelo menos nao de motivos para outros nao chorarem, Pra quem não conheceu , acha que ela foi uma simples missionaria de Deus , mas na verdade não . Ela era exemplo de pessoa,de amiga, de companheira , de filha e irmã. Nesses dois anos,até hoje quando encontramos com nossos velhos amigos , ou com os pais dela , É IMPOSSIVEL não relembrar aqueles passeios, aqueles momentos que riamos juntos . SAUDADE SIM , TRISTEZA NÃO , porque nossa querida amiga está JUNTO DE DEUS, em lugar muito melhor . KARINE ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA ,OBRIGADO.. POR TODAS AS LIÇÕES , POR TODAS AS RISADAS , POR TODOS OS CHOROS ( QUE ERAM RAROS ) , POR TODOS OS ABRAÇOS . OBRIGADA POR VOCÊ TER SIDO ESSA PESSOA TÃO MARAVILHOSA . !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Siga @cartasdeovero no Instagram e facebook também !