#CRISMA2013 – O Jovem Cristão no Melhor Retiro da Década!!!


Existe uma frase que é mais ou menos assim: ‘VIVA CADA MOMENTO DA SUA VIDA, COMO SE FOSSE O ÚLTIMO’
Foi com esse sentimento que aproveitamos cada segundo do Retiro em preparação para o Crisma nesse ano.

Para nós catequistas, todos os momentos foram especiais, para nossos crismandos que só ouviam falar do tal ‘retiro da crisma’ foi mais espetacular ainda!
Como o amor de Deus esteve presente nas pregações, na animação, na fila pra comer, na organização da cozinha, da limpeza, enfim deu certo!
O choro meu e de todos os catequistas ali, era porque o esforço árduo de conseguir trazer todos pro retiro e correr atrás das mensagens valeu muito a pena. Saber que a junção dos encontros e o retiro, e depois o Crisma vão ser a base, a direção que os jovens que sentiram a presença de Deus irão seguir.
Mudanças vão ocorrer nesse processo,  mas pra mim.. nossa Pastoral não vai acabar!
Creio que melhor do que qualquer relatório, com os vídeos, as imagens, de todo o nosso trabalho, o rosto dos jovens tocados pelo Espírito Santo comprovam que todo o trabalho feito desde 2003 dá resultado, porque temos que trazer cada vez mais jovens pra Cristo, dessa forma, na ousadia Santa, na alegria que o Papa Francisco tanto enfatizou durante a JMJ!
Pra quem leu a Letra da música ‘Jovem Cristão’, que fizemos para o retiro, num verso ela diz ‘SANTA REVOLUÇÃO’  , uma grande mudança, uma transformação, uma mobilização para mudar algo, é o que a Família Crisma fez nesses 10 anos!
E também na mesma música, tirando uma letra ela diz ‘ SANTA EVOLUÇÃO’ porque a partir disso, o jovem cresce na fé, sendo um filho melhor, trazendo a mudança pra casa, tentando buscar Jesus em cada integrante da família assim como mostrou o ótimo Teatro apresentado no retiro.
Enfim, tenho absoluta certeza que todo esse trabalho não vai parar, e sim irá evoluir e revolucionar os nossos jovens a sempre ESCOLHER DEUS, SER AMIGOS DE DEUS!
Assim como o Josué , que sucedeu Moisés, estaremos preparados para derrubar todas as muralhas que forem aparecer em nossas vidas!!!
Você vai seguir no caminho de Cristo? Porque EU VOU EU VOU EU VOU!

Abraços!

Por Alberto Luiz 


Musica feita pelos catequistas  - JOVEM CRISTÃO - CRISMA 2013


Testemunhos\Comentários de Crismandos Via Facebook 

Por Marcelo Godoi
É um choro que Lava a Alma, um choro que gasta toda agua do corpo e ao mesmo tempo restaura as forças! Um choro que é de esfriar as mãos, mas esquenta o Coração! Um choro que desespera seu corpo,mas acalma sua alma! Um choro que parece de tristeza,mas só parece,pois é de PURA ALEGRIA! Alegria por ter conseguido mais uma vez. Conseguido o que? A cumprir mais uma batalha,pois a missão só esta no inicio! Um choro que faz os outros chorarem,pois não cabe em uma pessoa só tanta EMOÇÃO, FELICIDADE, GRATIDÃO, AMIZADE, PARCERIA, OUSADIA E ALEGRIA, SATISFAÇÃO, ORAÇÃO, PERDÃO, CORAÇÃO, tanto ESPIRITO SANTO e muito,mas muito AMOR! Onde vivenciamos e aprendemos tudo isso foi aqui, na Pastoral da Crisma! A Pastoral do Amor! É tanto unção do Espirito Santo que ate transborda, faça isso tambem! Deixe tranbordar, pra que outras pessoas possam ver em voce, mesmo com suas dificuldades e fraquezas, a presença de Deus, do Espirito Santo de Deus!‪#‎Retiro2013‬ ‪#‎Crisma‬ ‪#‎PortadorDeDeus‬ ‪#‎EuSouUmJovemCristão‬

Por Jenny de Almeida
Bem, estou aki para agradecer tds os catequistas q prepraram esse final de semana com mto amor e carinho... Agradecer tds os momentos juntos, tds as lagrimas, tds as risadas, tds as conversas, tds os conselhos, por td msm!!! Vxs sao mtos especiais para mim, tenho mto orgulho por ter vxs cmo meus Catequistas... Agradeco a Deus tds os dias por ter colocado anjos tao especiais em minha vida Amo mtoooo vxs, e se Deus qser irei fazer parte dessa familia tao linda 

Por Tata Santiago
o que dizer desse final de semana inesquecível que eu tive?? momentos, palestras, amigos, catequistas, músicas, teatro, cada segundo naquela chácara vai ficar guardado pra vida toda, momentos de reflexão, momentos que sim, me tocaram e tenho certeza que não foi só a mim, triste é saber que foi o "ultimo" ano, pastoral na qual usa a melhor forma para mostrar aos jovens o quão grandioso é o nosso Deus o quão importante é estar seguindo o caminho de Deus, o quão importante é estar se preparando pra receber o sacramento do Crisma e o Espirito Santo... Só tenho que agradecer por cada segundo passado naquele retiro, e por todos aqueles que desdo começo do ano perderam o sono proporcionando esse momento inesquecível na vida de cada jovem, que assim com pra mim tenho certeza que dia 10 e 11/agosto/2013 ficara guardado na mente e no coração de cada jovem que presente estava. Sim, todos nos que lá estávamos passamos o dia dos pais longe deles, mas tenho certeza que pra todos os pais esse é o maior presente que eles poderiam estar recebendo, enquanto muitos pais estavam indo á casa de recuperação, cadeias visitar seus filhos os nossos estavam indo a igreja encontrar com a gente,esse sim é o melhor presente que um pai e toda sua família pode ter, esse também é um motivo de estar aqui hoje agradecendo esta Pastoral maravilhosa, que com alegria, e amor arrancou lagrimas de todos nos, mais lagrimas de arrependimento e felicidade por estarmos tão próximo do nosso Deus, mão só dele como de nossa mãezinha e intercessora a mair Portadora de todas, que não tenho duvidas que neste retiro todo esteve ao nosso lado dando conforto para todos que lá estavam. Agradeço de coração por tudo mesmo, esse retiro fez muita diferença na minha vida e na vida de todos agora é a nossa hora de agir, que Deus e Maria continue sempre em nossas vidas!

Por Aline Lopes
impossível descrever como foi esse fim de semana repleto de muita benção, unção e alegria na presença de Deus . apenas quero deixar aqui o meu muito obrigado, porque através de vocês pudemos realmente sentir a graça e o amor de Deus em nossas vidas, através de vocês o coração de muitos jovens ali foram alcançados, jovens agora, renovados e com sede do Espirito Santo! são com certeza verdadeiros portadores de Deus ! Parabéns


Por Mariana Barboza
Nesse final de semana pude estar sentindo e vendo a IMENSA graça de Deus em nossas vidas.
O retiro de crisma, o "último" retiro da pastoral do crisma que com grande tristeza está "acabando". Um projeto tão cheio de graça, tão importante, maravilhoso que por muitos anos fez a diferença na vida de muitos jovens, assim como eu. Hoje, enfim venho apenas agradecer, e parabenizar a TODOS os envolvidos, sem esquecer de ninguém mesmo. Todos que com sua boa vontade e sede do Espirito Santo se dispois a estar lá nesse sábado, e domingo de pais, que deixaram suas famílias, seu conforto, seus pais, para então nos mostrar mais algumas das grandes bençãos que nosso Senhor tem pra todos nós!
A espera foi muito grande, não só pra mim, mas pra todos ou muitos que ali estavam, uma pena que passou tão rápido, mas foi uma rapidez que deixou registrado, marcado, selado, muitas graças, unçãos e glórias. Deus mais uma vez com toda sua grandeza ali se fez presente e tocou a todos que em sua presença permaneceu por esse preciso tempo!
Aos catequistas meu real agradecimento, podem comemorar desde já a satisfação de dever cumprido com MUITO sucesso, todos merecem aplausou e grande carinho. Digo e repito, MUITO OBRIGADA. Vcs são anjos que Deus nos enviou e cumprem corretamente seus chamados! São muitas histórias que somente quem fez/faz parte sabe do que se trata! Enfim, meu agradecimento não é apenas pelos catequistas, mas sim a todos que fizeram desse momento real. Pregadores, amigos, cozinheiros, "vermelhinhos", ministério de canto, pastoral do teatro, e enfim, perdoe, mas são muitos a agradecer, mas saibam que meu agradecimento é pra TODOS! Agora rumo ao crisma hahah, ta chegando a hora, "OPA EU VOU CRISMAR!", que continuemos nesse caminho, e que seja apenas o começo de uma LONGA e INFINITA batalha, afinal somos PORTADORES DE DEUS. E temos que usar da nossa ousadia de jovem pra buscar e cada vez mais seguir o caminho do Pai, e nunca esquecer que nós, vc, eu SOMOS JOVENS CRISTÃOS!!!!! Parabéns a nós, jovens que querem fazer a mudança, parabéns a nós que somos guerreiros, e que faremos como nos foi pedido: "que conservem a esperança que se deixem surpreender por Deus; que vivam em alegria."!! Sendo assim, o que nos resta é apenas esperar pra enfim o nosso grande dia chegar... Ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô ô EU SOU UM JOVEM CRISTÃO!!!

Por Jefferson Eduardo
Esse final de semana foi louco, não podia pedir nada melhor, dei risada, cantei, chorei, dancei, resumindo fui feliz... Passar esse 2 dias na presença de Deus foi uma sensação indescritível e eu só tenho oq agradecer... 
Obrigado Famila Crisma por fazer esse final de semana inesquecível e nos mostrar o grande amor que Jesus tem por nós...
e agradecer também ao Moisa pq ele é muito doido kkk :b

Por Larissa Ferreira
Bom .. O que tenho a dizer sobre esse final de semana ?! ‪#‎puraunção‬ 
Estou aqui para agradecer a todos os meus amigos que estiveram comigo neste Retiro , aos Catequistas maravilhosos . E claro a minha família que preparou um presente tão Lindo para mim , em um dos momentos mais importantes da minha vida . Obrigada Senhor por todos os momentos que tu me proporcionaste 


Karol Zordan
Neste retiro foram muitos momentos no qual serão impossíveis de serem esquecidos... Muita alegria, dança, emoção, animação, oração, reflexão, realmente um encontro com nosso Senhor. Não há palavras para descrever o quanto eu senti esse amor que Deus tem apara nós, e tenho certeza de que muitos também se sentiram assim... Podemos perceber que cada esforço, que cada momento, que cada sacrifício, que até mesmo os momentos em que pensamos em desistir nos fortaleceram a continuar, tudo, tudo, tudo, cada dia, cada mês, cada ano dedicado a esta pastoral me fez ver que VALE sempre VALEU e sempre VALERÁ a pena...
Deus nos dá forças, e muito AMOR! E é assim que consegui seguir diante de tantas duvidas, e até diante de algumas dificuldades.
Esta pastoral é muito mais do que uma pastoral, é uma família!
Sabe aquela família cheia de filhos? Então é esta grande família CRISMA, cheia de amor, cheia de carinho, cheia de carisma, cheia de DEUS!
A duvida do amanha deixa os nossos corações aflitos, mas aquilo que foi dito ontem 'amamos pois Deus amou primeiro' e ' quem ama, confia' nos mostra que não podemos parar por aqui, temos que confiar nos planos de Deus e temos muito a continuar, muita alegria a compartilhar, TEMOS QUE CONTINUAR... Muitos jovens ainda precisam experimentar este amor...
Meu sincero amor por esta pastoral fica aqui, este é o meu sexto ano com esta família que ama sem limites, confesso que em alguns momentos estive fraca, mas em cada encontro nosso me fortaleci (é contagiante).
Desde o inicio vocês me fizeram sentir o que o nosso querido Papa João Paulo II dizia 'SER JOVEM SEM DEIXAR DE SER SANTO', e está alegria é demonstrada de inúmeras maneiras aqui!
Agradeço também a cada crismando por cada momento, SEM VOCÊS NADA DISTO SERIA POSSÍVEL!
Está é a nossa missão aqui, compartilhar tudo o que é bom e maravilhoso, portanto quero compartilhar com vocês este amor de Deus infinito, sem se esquecer do amor de mãe de Maria, que nos conforta e acalma nossos corações.
Pra sempre serei 'O JOVEM CRISTÃO' :')


Alzira de Fatima Oliveira
Olá família bom dia! as minhas lagrimas ainda ñ acabou rsrs, estou muito emocionada ontem fui levar minha filha na escola e a mãe do meu crismando veio me contar que ela e o genro foram na igreja esperar pela chegada do filho,e o genro esta afastado da igreja, eles se emocionaram juntos conosco e ele perguntou para ela se tem grupo de oração na paróquia pois ele quer voltar a participar... esta alegria contagiiiiiia os que estão dentro e fora da pastoral.

Alex Mirachi
Esse final de semana foi incrível,muito choro,muito abraço,muita oração e muitas bençãos,confesso que no começo eu pensei: "Poxa,um final de semana inteiro?",mas quando você chega lá,que você sente que tem várias pessoas que te amam,que você sente Deus,você não quer mais ir embora,sentir o espírito Santo é muito bom velho,veio o Batismo,á Primeira Eucaristia,e agora que venha o Crisma \o/
Obrigado por todo mundo que estava lá enquanto eu chorava,valeu Famila Crisma \o/
Tua família volta pra ela,tua família te ama e te espera,para ao teu lado sempre estar ( 8 )'


Comentários