A alegria de ser jovem católico

Há quem ache que ser um jovem de Igreja é chato, ou até coisa antiga. Na atualidade, muitos jovens tentam preencher a busca pela felicidade com bebidas, drogas, sexualidade desregrada… Buscar o prazer a todo instante é uma ideia que é colocada todos os dias no coração da juventude e, assim vai desviando o olhar do verdadeiro caminho para o céu: Deus. Mas será que realmente as pessoas sabem o que é ser um jovem católico? Vem conferir!



Como identificar um jovem católico?

O jovem católico é aquele que está sempre em busca da felicidade, a alegria verdadeira que preenche o vazio dos corações. Essa alegria não é baseada nos prazeres que o mundo oferece. Mas sim no eterno - que é Deus. Ou seja, ser jovem católico é sustentar as suas forças no Senhor, como está escrito na Palavra, em Neemias 8,10: \"A alegria do Senhor será a vossa força”.

Sabemos que a juventude é uma fase decisiva, pois durante este processo é que se descobrem a vocação e os caminhos que serão seguidos por toda vida. Em todos os momentos a busca por suprir a "felicidade" é o principal objetivo e, ao longo desta estrada podem surgir obstáculos que deixam confusos os corações de muitos jovens.

“Somente em Deus o homem há de encontrar a verdade e a felicidade que não cessa de procurar”, (Cf 27).

O Catecismo afirma que a felicidade de toda pessoa humana está em Deus, e não naquilo que o mundo prega - os prazeres momentâneos que buscam suprir a carência do coração.

Já escutou aquela expressão "maluco por Jesus"? Essa de fato é uma das melhores definições do que deve ser um jovem católico. Quando o jovem tem um encontro com Deus, não quer somente que essa experiência fique dentro de seu coração, mas quer passar para todos a sua volta.

“Queridos jovens, o coração da Igreja é jovem e porque o Evangelho é como uma linfa vital que a regenera continuamente. Cabe a nós ser dóceis e cooperar nesta fecundidade..." - Papa Francisco no sínodo para juventude.

A busca constante pela santidade

Ser jovem católico é buscar a santidade todos os dias, não deixar acomodar-se pela rotina e sempre buscar o propósito de viver a vida com Cristo. É ser Igreja e servi-la com amor, não permitindo que as dificuldades da vida afetem o seu relacionamento com Deus.

Muito além de uma idade, ser jovem é um estado do coração. Assim, a Igreja pode renovar-se e prezar pelo espírito jovem em cada fase ao longo da história. Pois na juventude é possível encontrar o Cristo, que se faz presente como o principal companheiro e amigo dos jovens.

Para ajudar os jovens na busca pela santidade, existem várias inspirações de pessoas que, logo cedo, amaram Jesus e dedicaram inteiramente sua vida a fazer a vontade do Senhor. Quer saber como buscar a santidade no dia a dia?

Durante o ano de 2013, o Brasil foi sede da JMJ (Jornada Mundial da Juventude), onde o Papa Francisco - com suas palavras e gestos - marcou o coração do povo brasileiro. O hino da JMJ, dizia as seguintes palavras:

"Juventude, primavera, esperança do amanhecer;
Quem escuta este chamado, acolhe o dom de crer!
Quem nos dera fosse a terra, fosse o mundo todo assim!
Não à guerra, fora o ódio, só o bem e paz a não ter fim."

Como é bom ser jovem! Dentro do coração de cada jovem existe esperança no amanhã. O jovem católico é aquele que está sempre em busca dos sonhos, realizando os desejos mais profundos do coração de Deus, e nunca deixando de buscar oportunidades para evangelizar o irmão ao lado.

"Vós, queridos jovens, são a esperança da Igreja que espera que vocês se façam mensageiros da esperança!", disse o papa emérito Bento XVI, no ano de 2009, durante a missa dedicada a São Venceslau para mais de 10 mil pessoas que estavam presentes naquela ocasião.

Na última JMJ, que foi no Panamá, em janeiro de 2019, o papa Francisco desafiou os jovens católicos a construírem pontes de paz no mundo.

Por isso, jovem, você que leu esse texto, cumpra o desafio do papa Francisco e busque construir pontes de paz na sua casa, escola e trabalho sempre em busca de levar a alegria do Evangelho!

Que a alegria de ser jovem católico seja propagada a todos os cantos a fim de trazer ainda mais jovens para a Igreja e anunciar a Palavra pelo exemplo.

Fonte : https://blog.camilianos.org.br/

Comentários