10 orações para fazer com as crianças

Ensinar as crianças a rezar é um desejo de muitos pais e avós, com o intuito de transmitir sua fé para filhos e netos, para que, assim, se tornem participantes e atuantes na Igreja Católica, com clareza a respeito dos fundamentos cristãos.



A dificuldade, neste caso, está quando a criança não tem interesse em rezar. Às vezes, ela pode não entender o significado, achar monótono e, por isso, em alguns casos, pode haver certa resistência. No entanto, ainda há diversas formas de tornar o momento da oração mais dinâmico para que a criança passe a ter vontade de rezar e entenda melhor o significado e a importância daquele momento: desde vídeos de educação cristã infantil na internet, programas católicos de TV para crianças e até músicas tradicionais da Igreja Católica que as crianças amam. Sobretudo, o principal são as orações.

Repetir algumas orações simples e curtas, todos os dias, junto com elas, faz com que rezar se torne algo fácil. Logo elas já terão decorado, poderão elas mesmas conduzir a oração no momento do ato junto aos pais e se sentirem ainda mais importantes por isso. Rezar em família diariamente é um ato de comunhão com Deus. E o mais importante, ensina à criança que há algo ou alguém para lhe proteger e guiar.


Confira, então, algumas orações para as crianças que separamos para ensinar aos pequenos:

#1 Oração para o Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe e me ilumine. Amém.

#2 Oração da manhã

Pai Santo, neste novo dia agradeço-lhe pela minha vida. Obrigado por me dar de presente mais uma chance de viver e de ser feliz. Pai Amoroso, esteja comigo durante todo este dia. Estenda sua mão sobre minha cabeça e me proteja. Aponte os caminhos que devo seguir. Abençoe também todas as pessoas que eu encontrar. Que eu esteja atento para ajudar todos os que precisarem de mim. Amém!

#3 Oração do perdão

Meu Papai do Céu, eu andei errando, andei brigando. Não fiz as coisas direito. Mas, no fundo, eu não gosto de fazer as coisas erradas. Por isso eu peço desculpa e vou fazer força para não errar de novo, mas fazer tudo bem certo. Amém.

#4 Oração para antes da prova

Jesus, hoje eu vou ter provas na escola. Estudei bastante, mas posso perder a calma e esquecer tudo. Que o Espírito Santo me ajude para eu me sair bem em tudo. Ajude também meus colegas e minhas colegas. Amém.

#5 Oração antes das refeições

Eu lhe agradeço, Senhor, pelos alimentos de cada dia. Agradeço a todas as pessoas que trabalharam para que estes alimentos pudessem chegar até nós. Obrigado, Senhor, por tanta bondade! Peço que nunca falte alimento à mesa de nenhuma família. Que sejamos solidários e nunca egoístas, que saibamos dividir nosso pão com os mais necessitados. Amém!

#6 Oração pela minha família

Jesus querido, agradeço-lhe pela família que eu tenho. As pessoas que o Senhor colocou em minha vida são verdadeiros presentes. Nem sempre as coisas são perfeitas; muitas vezes brigamos, mas nos amamos, e por isso fica fácil perdoar. Jesus, assim como você tinha uma família e vivia feliz com ela, me ensine a valorizar a minha. Abençoe cada um deles! Que ninguém fique triste por minha causa. Peço, Jesus, que minha família seja unida, que nada, nem ninguém, possa apagar o amor que sentimos uns pelos outros. Amém!

#7 Oração pela união da família

Pai do Céu, agradeço-lhe pela família que eu tenho. Peço que sejamos sempre unidos, que saibamos nos perdoar sempre. Que o amor e o diálogo sejam maiores que a raiva que às vezes sentimos. Pai, não deixe que as brigas e os desentendimentos dividam os membros da minha família. Pai, abra-se para nós e una minha família em um único abraço. Amém!

#8 Oração pelo meu pai

Senhor, eu lhe agradeço pelo meu pai. Peço que ele seja abençoado todos os dias. Senhor, nunca se afaste dele. Quero sempre meu pai pertinho, cuidando de mim e me ensinando a viver. Senhor, quero ser alegria para meu pai. Que eu saiba honrá-lo em todos os momentos da minha vida e que o nosso amor seja eterno. Amém!

#9 Oração pela minha mãe

Agradeço a Deus pela mãe que tenho, agradeço por ter nascido dela. Agradeço por ela me amar e se preocupar comigo. Peço, Senhor, que minha mãe seja coberta de bênçãos. Que ela esteja sempre perto de mim, me protegendo. Senhor, que minha mãe seja sempre feliz, pois a felicidade dela é também a minha. Eu amo minha mãe e quero amá-la cada vez mais. Amém!

#10 Oração da noite

Boa noite, Jesus! Meu querido amigo, agradeço-lhe pelo dia que tive. Agora vou descansar e dormir. Peço que você, meu amigo, abençoe a minha noite e a de todos os meus familiares. Que eu tenha bons sonhos; afaste da minha noite de sono os pesadelos e os medos. Amanhã será um lindo dia! Amém!


Gostou das orações?

Fonte : blog.avemaria.com.br

Comentários