Cartas de Padre Pio

Vamos postar com exclusividade as cartas do Padre Pio . Nós recebemos,  traduzimos e vamos postar ! Leia Aqui agora  

A nossa missão de evangelizar é compartilhar a fé e o amor de Deus com as pessoas. Evangelizar significa anunciar a boa notícia de Jesus Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores e oferecer a vida eterna. Evangelizar não é apenas falar, mas também demonstrar com as atitudes e as obras o que significa seguir a Cristo. Evangelizar é um chamado de Deus para todos os seus filhos e filhas, que devem estar preparados para dar razão da sua esperança a quem lhes pedir (1 Pedro 3:15).


As cartas estão sendo retiradas da  Fundação São Pio que envia gratuitamente por e- mail , as cartas escolhidas do Padre foram selecionadas e editadas pela fundação. Embora todo o corpo de cartas inclua “milhares e milhares” de cartas, a fundação começou com 365 , que serão enviadas na lista de mala direta todas as semanas ao longo de 2024 e que vamos postar aqui com exclusividade e traduzido, acompanhe e divulgue. 



Cartas de Padre Pio 22 a 28 de Janeiro



22 de janeiro

Querido Pai, não consigo superar esta dor pelo esforço que ela exige de mim. Sinto-me aniquilado, sinto-me desmaiado e não conseguiria expressar se vivo ou não nesses momentos. Estou fora de mim. Tormento e doçura se confrontam em mim e reduzem minha alma a um desmaio doce e amargo.

Os braços do amado, que em tal momento aparecem com muito amor, e cujos, eu diria, sem pausa e sem fim, são capazes de extinguir em tal amor a severa tortura do sentimento de não poder suportar o peso de um amor infinito.

(12 de janeiro de 1919, ao P. Benedetto de San Marco in Lamis)

23 de janeiro

Então, por que vivemos? Depois de nos consagrarmos a ele no batismo, somos todos de Jesus Cristo. Portanto, o cristão deve professar o preceito deste santo Apóstolo: “Para mim, Cristo é vida”. Vivo para Jesus Cristo, vivo para a sua glória, vivo para servi-lo, vivo para amá-lo. E quando Deus quiser tirar a nossa vida, o sentimento, o carinho que devemos ter deve ser justamente o de quem, depois de um tempo exaustivo, será recompensado, o de quem, depois de uma batalha, receberá uma coroa .

Amemos, sim, querida Raffaelina, experimentamos esta primorosa disposição de alma de tão grande apóstolo! Sim, é verdade que todas as almas que amam a Deus estão prontas para tudo pelo amor do próprio Deus, tendo plena convicção de que tudo acontecerá para o seu próprio bem. Devemos estar sempre prontos a reconhecer em todos os aspectos da nossa vida a sábia ordem da providência divina. Devemos venerar e dedicar nossa vontade a segui-la sempre e à de Deus, porque assim glorificaremos nosso Pai celestial e tudo será para o bem de nossa vida eterna.

(February 23rd, 1915,to Raffaelina Cerase)


24 de janeiro

O apóstolo se alegra ao pensar que de forma alguma ficará confuso e de forma alguma negligenciará seu dever como apóstolo de Jesus Cristo. Ele também está feliz porque em seu corpo, mesmo no meio de todas as correntes às quais está preso, Jesus sempre estará

seja glorificado. Se sobreviver, exaltará Jesus Cristo através da sua própria vida e da sua pregação, estando também preso, como já vinha fazendo até então, pregando a palavra de Jesus Cristo aos do pretório. Se, pelo contrário, for martirizado, glorificará Jesus Cristo, oferecendo-lhe o mais elevado testemunho do seu amor.

Por isso, ele declara abertamente que a sua vida é Cristo, que para ele é a sua alma e o centro de toda a sua existência, o motor de todas as suas ações, a meta de todas as suas aspirações. E, depois de ter dito que a sua vida é Jesus Cristo, acrescenta também que a sua morte seria uma realização para ele, porque com o seu martírio dará a Jesus um testemunho solene do seu amor, conseguirá que a sua união com Jesus seja mais inquebrantável e a glória que o espera também será maior.

O que você acha, Raffaelina, desse jeito de falar? As almas mundanas, não tendo qualquer conhecimento das escolhas sobrenaturais e celestiais, ao ouvirem tal linguagem, ririam e estariam certas em fazê-lo! Porque o ser terreno, diz o Espírito Santo, não percebe as coisas que são de Deus. Eles, coitados deles, não têm outra escolha que não seja de lama e pó, não podem conceber a ideia de felicidade que as almas espirituais dizem experimentar ao sofrer ou morrer por Jesus Cristo.

Quanto melhor para eles se, em vez de rirem ou de se surpreenderem, reconhecessem a sua culpa e admirassem, pelo menos num silêncio respeitoso, a devoção afetuosa de tais almas cujos corações estão cheios de amor divino!


(23 de fevereiro de 1915, para Raffaelina Cerase)


25 de janeiro


Para São Paulo estes dois sentimentos originam-se da caridade perfeita. Ser livre para seguir Jesus em perfeita união na glória, o que para ele foi ótimo, pois se sentia mais feliz do que viver nesta terra. E esse desejo foi motivado exclusivamente pela caridade perfeita que ele sentia por seu Deus. Por outro lado, o outro sentimento ou desejo também originou-se de uma virtude perfeita, mas que tinha como objetivo imediato a salvação do próximo. Ou seja, esta vocação foi motivada pelo objetivo principal, Deus, mas foi alcançada como resultado da salvação das almas.

Quanto ao primeiro desejo, o de libertar-se do corpo, São Paulo acha-o mais útil para ele e quer-o com o fogo que uma alma justa pode desejar ser uma com o seu Deus. Por outro lado, o segundo desejo, o de continuar a viver no meio das tarefas e do trabalho para alcançar a salvação das almas, ele, cheio do espírito de Jesus Cristo, vê-o como mais necessário para os outros. Depois de ter tido uma revelação (como se pode concluir pelo que depois exprime, e o acontecimento confirma a minha interpretação porque não foi martirizado porque foi libertado) de que não ia morrer, São Paulo aceita e assume o seu amor a Deus pela trabalhando pela salvação das almas. Como filho quem ama ternamente o pai, aceita, pelo amor que lhe tem, ser sujeito a todas as humilhações e também aceita alguns serviços baixíssimos que o pai lhe pediria.

Este filho amoroso faz de tudo, não para ir contra a vontade do pai, mas sim para ter certeza de que o agradará completamente.


(23 de fevereiro de 1915,para Raffaelina Cerase)

26 de Janeiro


Mantenha o ânimo elevado, abandone-se no coração divino de Jesus. Deixe todas as suas preocupações com ele. Coloque-se sempre no último lugar do grupo que ama ao Senhor, considerando todos melhores que você. Seja verdadeiramente humilde com os outros porque Deus rejeita o arrogante e dá graça ao humilde. Quanto mais a graça e os favores de Jesus crescem em seu coração, mais você deve ser humilde, imitando sempre a humildade de nossa Mãe do céu que, no momento em que se tornou Mãe de Deus, se declara serva e escrava do próprio Deus. Quando lhe acontecem coisas boas e ruins, humilhe-se sempre sob a mão poderosa de Deus, aceitando com humildade e paciência não só as coisas que lhe agradam, mas também, e com humildade e paciência, todas as tribulações que Ele lhe enviar. torná-lo mais agradável a Ele e mais merecedor do lar celestial.

Ser tentado é um sinal evidente de que a alma agrada muito ao Senhor. Aceite, então, tudo com atitude de gratidão. Não acredite que esta é apenas a minha opinião, não, foi o próprio Senhor quem deu a sua palavra divina: “E porque você agrada a Deus -diz o anjo a Tobias (e a Tobias em representação de todas as almas agradáveis a Deus). )- era necessário que você fosse testado pela tentação”.

Seja feliz então, querida filha em Jesus. Seja feliz também, mesmo em meio às tentações e tribulações, sabendo bem que tudo isso é um presente único que a bondade do Pai do céu dá à sua alma. E seja grato sempre, por tudo, a um Pai tão bom, através do seu filho amadíssimo Jesus Cristo.


(29 de janeiro de 1915,para Annita Rodote)


27 de Janeiro

Se a Providência nos permitiu descuidar da alma para cuidarmos melhor do nosso corpo, a infinita sabedoria de Deus nos proporcionou todos os meios para tornar bela a nossa alma, mesmo depois de deformada pela culpa. Basta o desejo da alma de colaborar com a misericórdia divina para que a sua beleza alcance tal esplendor, tanta beleza, tanta beleza. Esta beleza lhe permitirá atrair, por amor ou por admiração, não só

os olhos dos anjos, mas também do próprio Deus, segundo o testemunho das próprias sagradas escrituras: “O rei [ou seja, Deus] ficará cativado pela tua beleza”.


(16 de novembro de 1914, para Raffaelina Cerase)


28 de janeiro

Querida filha, vamos nos convencer e aceitar esta grande e terrível verdade: o amor próprio nunca morre antes de morrermos. Dói-nos certamente esta triste verdade, que herdamos como castigo pelo pecado original, mas é necessário aceitá-la e ter paciência connosco próprios. E, com tanta paciência, segundo o ensinamento divino, possuímos a nossa alma. Uma posse é mais estável quando está menos misturada com preocupações e problemas, também relacionados com as nossas imperfeições.

Os ataques dos sentidos e as ações secretas do amor próprio sempre serão sentidos enquanto estivermos nesta terra. Para não ofender a Deus e não manchar a alma, basta não dar a nossa permissão com vontade deliberada. Esta virtude da indiferença é de tal excelência que nem o velho, nem o lado mais sensível, nem a natureza humana com as suas faculdades naturais conseguiram alcançá-la. Mesmo o Mestre divino, como filho de Adão, embora isento de todo pecado, e mesmo que parecesse o contrário, não foi capaz de ser indiferente ao seu lado sensível e de acordo com as suas faculdades naturais. Pelo contrário, não quis morrer na cruz porque tal indiferença estava reservada ao próprio fruto da cruz, ou seja, ao espírito, ao lado superior, às faculdades dadas pela graça.

Portanto, querida filhinha, fique em paz. Quando acontecer de você quebrar as exigências da indiferença em circunstâncias que exigem indiferença, por impulso de amor próprio e de sentimentos terrenos, ajoelhe-se, o mais rápido possível, com o coração diante de Deus e peça-lhe com confiança e humildade: “Senhor, peço a tua misericórdia porque sou um pobre doente”. Depois, levante-se em paz e, com atitude calma e serena, e com santa indiferença, continue com suas atividades.


(12 de fevereiro de 1917, para Maria Gargani)


Comentários