Frases de Dom Bosco

Neste artigo, conheça algumas famosas frases de Dom Bosco, onde ele fala sobre a Eucaristia, a conduta cristã e dá orientações aos jovens.



Um dos meios mais eficazes de nos aproximarmos de Cristo e de colocarmos em prática os seus ensinamentos é conhecendo a vida e os conselhos daqueles que souberam imitá-lo com dedicação e amor, os grandes santos da Igreja. Neste artigo, iremos comentar as frases de Dom Bosco, um santo alegre, cheio de amor a Cristo e sua Igreja, fundador da Congregação Salesiana, devoto de Nossa Senhora Auxiliadora e que possuía um apostolado voltado para jovens e crianças.

Quem foi Dom Bosco?


Antes de apresentarmos algumas frases de Dom Bosco que marcaram a sua trajetória nesta terra, vamos recordar brevemente a sua história. Nascido no ano de 1815 na região de Piemonte, na Itália, João Bosco perdeu o pai ainda muito pequeno, quando tinha apenas 2 anos e teve uma infância simples, marcada pela pobreza, mas também pelo zelo e piedade de sua mãe.

Aos nove anos, João recebeu uma visão de Jesus e Maria que lhe apresentaram lobos que se transformaram em frágeis cordeirinhos. Em seguida, Maria lhe comunicou a mensagem de que ele deveria transformar meninos maus em bons, cujo significado apenas futuramente ele compreenderia. Dom Bosco recebeu um chamado de Deus para o sacerdócio e no ano de 1841 ele foi ordenado Padre. Após uma experiência marcante com jovens que foram condenados à morte por cometerem crimes, João decidiu começar um apostolado voltado para crianças e jovens, a fim de que não se tornassem delinquentes, mas seres humanos honrados e almas agradáveis a Deus.

Foi desta forma que nasceu uma forte missão de ajudar jovens e crianças órfãs. Milhares deles tiveram as suas vidas transformadas pelos cuidados de Dom Bosco que buscou educá-los através dos estudos e das escolas profissionalizantes. João ainda fundou a Congregação Salesiana a fim de oferecer uma formação espiritual aos jovens.

Como dissemos, esse é apenas um breve resumo da vida deste grande santo. Confira também o artigo completo sobre a vida de Dom Bosco.

Conheça algumas frases de Dom Bosco

Frases de Dom Bosco para os jovens

“Alegria, Estudo, Piedade. Este é o grande programa. Se o seguir, poderá viver feliz e fazer muito bem à sua alma.”

Primeiramente, alegria não tem a ver apenas com o sentimento, mas com a disposição da alma que espera em Deus e que não se desespera com os sofrimentos da presente vida. O estudo nos aproxima da verdade, faz crescer em nós a fé e o amor a Deus e à sua Criação. Por fim, a piedade é o que transborda de um coração humilde que busca agradar a Deus e não a si mesmo. De fato, são os três pilares que todos que desejam alcançar a vida eterna e a paz ainda nesta vida devem construir.

“Querem estar sempre satisfeitos e risonhos? É a obediência a que nos leva a essa alegria”.

Nesta frase, Dom Bosco nos mostra a importância da obediência para que sejamos felizes, isto é, aquele que não cumpre a vontade de Deus e peca, jamais chega à alegria e nunca fica satisfeito, pois seus alicerces estão fundados sobre o prazer e os bens materiais. Este mundo passará, mas a Palavra de Deus jamais, é por isso que devemos buscar sempre cumprir os mandamentos e fazer a vontade do Senhor, só assim podemos alcançar a alegria. Fato é que quem depende de seus vícios, nunca está satisfeito, quem quer alcançar a felicidade pelos bens materiais, jamais a alcança.

“O diabo tem medo de gente alegre.”

A verdadeira alegria brota da alma decidida a alcançar o céu, a esta alma o diabo tem aversão. Enquanto a alegria for fruto da nossa frutuosa relação com Deus, estaremos protegidos da ação do diabo. Porém, quando a alegria depender das coisas materiais como riqueza, poder, fama e prazer, o diabo estará celebrando a sua conquista.

Dom Bosco sobre sobre a Eucaristia

“Com a comunhão frequente os tornareis muito queridos por Deus e pelos homens, e Maria Santíssima os concederá a graça de receber os Santos Sacramentos ao fim da vida”.

A Eucaristia, que é o próprio Cristo, deve ser o centro da vida cristã. É o sacramento que nos sustenta, nos vivifica, nos fortalece e nos dá o sentido de viver. O cristão que tem consciência da grandeza deste sacramento e busca recebê-lo com frequência, é muito agradável a Deus e certamente receberá o auxílio dAquela que carregou Jesus no ventre, que foi sacrário vivo carregando Deus dentro de si.

“Faça o que pode, Deus fará o que não podemos fazer. Confie sempre em Jesus Sacramentado e em Nossa Senhora Auxiliadora e verá o que são milagres.”

Essa é uma frase sobre confiança na Providência Divina. Muitas vezes, deixamos a soberba nos dominar e passamos a confiar somente nos nossos próprios esforços, como se fôssemos capazes de tudo e responsáveis por tudo. É preciso que diminuamos as nossas expectativas sobre nós mesmos e façamos tudo que está ao nosso alcance sem querer dar conta daquilo que ultrapassa os nossos limites, confiando que desta parte Deus há de cuidar.

Sobre a conduta cristã


“Dos outros, falar bem ou calar completamente.”

Desta vez, São João Bosco nos alerta sobre o perigo da fofoca, um mal que se espalha rapidamente como quando um vespeiro é cutucado. É preciso que aprendamos a calar diante das oportunidades que temos para falar mal da vida dos nossos irmãos, pois a fofoca não serve para mais nada que não seja satisfazer uma curiosidade maldosa, e as suas consequências são irreversíveis, já que as informações chegam a diversos ouvidos e geralmente acabam sendo distorcidas. Portanto, se for falar de alguém, fale bem.


“O paraíso não foi feito para os vadios.”

O céu é para os violentos, é para aqueles que estão dispostos a lutar. Por isso, não o alcançarão aqueles que ficarem sentados esperando sem nada fazer para agradar a Deus e alcançar a santidade. Nos recordemos da parábola das 10 minas, em que “Um homem ilustre foi para um país distante, a fim de ser investido da realeza e depois regressar. Chamou dez dos seus servos e deu-lhes dez minas, dizendo-lhes: Negociai até eu voltar.” 1 O servo que guardou o dinheiro e não lucrou nada foi punido, isto é, também nós devemos lucrar virtudes em nossa alma e usar nossos talentos para evangelizar.

“Para trabalhar com sucesso, tenha caridade no coração e paciência na execução.”

Trabalhar com sucesso é cumprir o nosso dever com o máximo do nosso zelo, paciência e caridade, se tudo que fazemos é para a glória de Deus, no trabalho não pode ser diferente. É preciso caridade no trato com os colegas e paciência para alcançar o resultado que nem sempre é instantâneo. Nos esforcemos para imaginar como Cristo trabalhava como carpinteiro: não há dúvida de que Ele fazia tudo com o maior cuidado e paciência possível. Que sejamos, portanto, seus sinceros imitadores.




    Referências

  1. São Lucas 19, 12-13[]
Fonte : https://bibliotecacatolica.com.br/

Comentários